MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de março de 2012

Redução da safra de arroz provoca aumento no preço do grão no RS


Cooperativa têm preços 18% mais altos em relação a março de 2011.
Segundo estimativas da Emater, foram colhidos 10% da safra de arroz.

Do Globo Rural

Os produtores do Rio Grande do Sul começaram a colheita das lavouras de arroz. A estiagem deve causar redução da safra este ano. Com menos produto no mercado, o preço do grão teve leve reação.
Na propriedade em Cachoeira do Sul, na região central do estado, o agricultor Ademar Kochemborger tem muitos motivos para comemorar. Ele é um dos poucos que plantaram em setembro e conseguiram colher na época certa. O arroz cresceu e produziu conforme o esperado. “A gente está feliz porque tem uma lavoura bonita e de qualidade, como há muitos anos não se viu em nossas propriedades”, avalia.
A situação de Kochemborger é uma exceção. Segundo a Emater, por causa da estiagem que afetou boa parte do Rio Grande do Sul nos últimos meses, o estado deverá colher sete milhões de toneladas, o que significa uma quebra de 5% em relação ao estimado inicialmente, e uma redução de 22% sobre a produção de 2011 por causa da estiagem que afetou boa parte do Rio Grande do Sul nos últimos meses.
Parte da lavoura do agricultor Bruno Seibt está completamente queimada e a planta nem chegou a se desenvolver. Já é registrada uma quebra de 40% na produção.
A safra menor provocou aumento nos preços do arroz no Rio Grande do Sul. Em uma cooperativa já chegaram mais de 900 toneladas da safra atual e os preços estão 18% mais altos do que os praticados em março do ano passado.
Os produtores que venderam parte da produção desta safra analisam com cautela o aumento dos preços. O agricultor Vilnei Haetinger comercializou a saca neste mês a R$ 26. “Eu acredito que inicio de safra não é confiável. Eu acho que o preço deve voltar a patamares menores um pouco e depois, estabelecendo o tamanho da safra, aí sim pegar um rumo mais confiável”, justifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário