MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de março de 2012

Novo Volvo V40 ganha destaque em Genebra pelo airbag para pedestres


Montadora sueca estuda venda do modelo no mercado brasileiro.
Nova tecnologia ergue o capô e freia o carro para evitar mortes.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo

Após apresentar fotos detalhadas do modelo completamente novo V40, a Volvo colocou no centro de seu estande no Salão de Genebra, nesta terça-feira (6), o modelo que promete “revolucionar” o segmento “C”. Embora tenha um design realmente inovador, o destaque do carro é o airbag para pedestres. De acordo com a Volvo do Brasil, a operação local estuda "fortemente" com a matriz na Suécia a venda da novidade do mercado brasileiro.
Volvo V40 tem sistema inédito de airbags para proteger pedestres (Foto: Divulgação)Volvo V40 tem sistema inédito de airbags para proteger pedestres (Foto: Divulgação)
A Volvoexplica que, no momento do atropelamento, o capô abre e o airbag infla antes de o carro atingir a pessoa. O cálculo da distância e da hora certa de abertura é feito por meio de sensores de presença, que só dispara o sistema em caso de colisão. O motorista, inclusive, tem visão da rua através das imagens de uma câmera que aponta na tela do carro todos os obstáculos à frente. O airbag protege o pedestre do capô, para-brisa e colunas dianteiras, assim o corpo não é projetado para cima do veículo.
Volvo V40 estria em Genebra, mas será fabricado a partir de maio  (Foto: Denis Balibouse/Reuters)Volvo V40 estria em Genebra, mas será fabricado a partir de maio (Foto: Denis Balibouse/Reuters)
Para completar o sistema de segurança, o V40 é equipado com o chamado Full Auto Brake, sistema que freia o carro sozinho para evitar fortes impactos em obstáculos e pessoas. "Assim como o inovador detector de pedestres Full Auto Brake, que está disponível no V40, o carro estreia o primeiro airbag de pedestres do mundo. Isso confirma nossa liderança em segurança”, ressaltou durante a coletiva em Genebra, transmitida ao vivo pela internet, o CEO e presidente da Volvo, Stefan Jacoby.
Outra tecnologia, aperfeiçoada e mostrada em Genebra, é o City Safety, sistema anti-colisão que reduz ou mesmo evita impactos. Antes ele operava até 30 km/h, agora ele garante a segurança em velocidades de até 50 km/h. O V40 é quipado ainda com sistema que faz o carro estacionar sozinho em vagas paralelas, entre outros equipamentos de segurança e comodidade.
Volvo V40 é lançado durante Salão de Genebra (Foto: SEBASTIEN FEVAL / AFP)Volvo V40 é lançado durante o Salão de Genebra (Foto: SEBASTIEN FEVAL / AFP)
Volvo do Brasil quer lançar o V40 por aqui
Como acontece com todas as marcas sem fábrica no Brasil, o aumento do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) atrapalha a entrada de modelos no país a preços competitivos, o que pode, inclusive, inviabilizar a importação de certos modelos. É o que argumenta constantemente a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veculos Automotores (Abeiva).
Caso as negociações com a matriz da Volvo avancem, há a "esperança" de que o carro seja uma das atrações do Salão de São Paulo em outubro para, assim, ser lançado em 2013. No entanto, a Volvo não fala sobre o assunto.
O que é discutido atualmente, são versões que poderiam vir e os preços. "Ainda estamos definindo os próximos lançamentos no Brasil. Para 2012, será o V60. Quanto ao V40, precisamos analisar as versões, os preços e as condições de mercado, mas é provável que a venda no Brasil comece no ano que vem”, destaca a Volvo do Brasil.
Promessa de ‘revolucionar’
Posando ao lado do carro, o CEO e presidente da Volvo Car aposta que o modelo de luxo vai “revolucionar” o segmento compacto. “O V40 vai mudar o equilíbrio de poder no segmento C. Sua dinâmica, eficiência de combustível, segurança e quantidade de recursos de mídia vão destacá-lo dentro de sua categoria", disse Stefan Jacoby.
Segundo ele, o novo modelo da Volvo prova que é possível ter economia de combustível sem comprometer o prazer de dirigir.
Volvo V40 (Foto: Divulgação)Volvo V40 defende baixo consumo sem perda de desempenho (Foto: Divulgação)
Entre as opções de motor, a marca sueca vai disponibilizar três a gasolina: o T3 de 150 cv, o T4 de 180 cv e o T5 de 254 cv. Entre as opções a diesel, oferecidas apenas para a Europa, há o D2 de 115 cv, D3 de 140 cv e D4 de 177 cv.
A produção do Volvo V40 começa em maio de 2012 em Ghent, na Bélgica. A Volvo espera vender 90 mil unidades por ano do novo modelo e cerca de 85% das vendas deste volume será destinado ao público europeu.
V60 Plug-in
Além do V40, a marca sueca apresentou o novo híbrido Volvo V60 Plug-in. As primeiras 1 mil unidades do modelo só estarão disponíveis na cor preta. "O V60 Plug-in Hybrid eleva a tecnologia híbrida”, disse Stefan Jacoby. Depois que o lote inicial de 1 mil carros para o ano/ modelo 2013, a produção do V60 Plug-in Hybrid vai aumentar para 5 mil unidades a partir do ano/modelo 2014. O Volvo V60 Plug-in híbrido será fabricado na fábrica da Volvo Cars em Torslanda, na Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário