MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

Pecuaristas apostam no cruzamento do gado na busca pela melhor raça


Duas raças de gado surgiram a partir dos cruzamentos.
Seleção genética permite adaptação dos animais à região Centro-Oeste.

Do Globo Rural

A terra plana, de vegetação uniforme, quase sem árvores e o traje típico para conduzir a boiada. Um gado tão peludo que às vezes fica a dúvida: é Brasil?
É sim, bem na fronteira com Argentina e Uruguai, no Pampa Gaúcho. Em pleno inverno, no meio da Campanha, faz um frio de assustar forasteiro. E foi bem nessa época que o Globo Rural visitou duas fazendas na região de Uruguaiana.
As duas investem em cruzamentos entre raças britânicas - famosas pela carne saborosa - e o nelore, raça zebuína rústica, bem adaptada ao nosso clima. Até porque no verão, a temperatura nos Pampas fica em torno de 25ºC.
A linda fazenda é de uma família pioneira no melhoramento genético na pecuária do Rio Grande do Sul. Os proprietários são Eduardo Macedo Linhares e Maria Helena. Os cinco filhos trabalham no negócio, que também inclui a produção de arroz.
Eduardo já criou diversas raças e hoje fala com entusiasmo do brangus, o resultado do cruzamento entre o indiano nelore e o escocês angus.
Na maioria das vezes, em outros países, o cruzamento se dá com a raça brahman, mas no Brasil desde a década de 80, o angus foi cruzado com o nelore por causa da grande quantidade do zebuíno no país.
A Estância São Pedro tem nove mil hectares e uma produção de mais de três mil bezerros. A partir de um trabalho de aprimoramento genético, produz 350 touros brangus por ano.
O brangus pode ter pelagem preta ou vermelha. O cruzamento entre raças nelore e angus busca unir a rusticidade e a tolerância ao calor do zebu com a habilidade materna, precocidade sexual e qualidade da carne do angus.

A base da alimentação desses animais é a pastagem nativa. Em determinadas épocas do ano, como no inverno, entram o azevém e algumas leguminosas como o trevo branco e o cornichão, mas como o verão é muito seco, para conseguir chegar a um touro com 700 quilos na época de monta ou um novilho pronto para o abate aos 30 meses, é preciso dar ração.
A veterinária Angela Linhares da Silva é a filha mais velha de Eduardo e responsável pela seleção genética do plantel. Ela mostra um animal com as características ideais de um brangus. “O animal precisa ser bem equilibrado, comprido e com bastante arqueamento de costela, para andar e aumentar a capacidade respiratória”.
Angela está sempre observando os animais, no campo ou no curral. A avaliação de desempenho dos animais da fazenda é feita em duas etapas. A primeira na época do desmame, quando os bezerros atingem mais ou menos sete meses, e a segunda aos 18 meses, na fase chamada de sobreano. Um dos itens avaliados nessa fase é a quantidade de carrapato de cada animal. “È importante para identificar quais linhagens são mais resistentes à infestação”.
Para selecionar os animais, a fazenda ainda avalia a qualidade do sêmen, o histórico das vacas e o desempenho dos bezerros e coloca os dados em um programa de melhoramento genético, onde são feitas comparações com outros plantéis.
O sêmen dos touros brangus é utilizado em apenas uma estação de monta, quando eles têm dois anos. Depois, os touros são vendidos em leilões para outros criadores.

O genro de Eduardo, João Paulo Schneider, é o diretor comercial da fazenda. Ele diz que o objetivo da estância não é fazer a venda de sêmen e sim de tourinhos brangus.
Em outra propriedade, que também produz touros com o objetivo de comercialização no Brasil Central, a Fazenda Pitangueira, o hereford é usado como raça-mãe, um animal forte, de porte médio, cara bem peluda, totalmente branca, e orelha pequena. O hereford é uma raça de origem inglesa criado no Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos, Argentina e Uruguai.
No Brasil, o hereford é cruzado com o nelore, assim, chega-se ao braford. Uma das vantagens do braford é a precocidade sexual. Aos dois anos, as novilhas já estão prontas para reprodução e começam a ser inseminadas. Em um lote de vacas recém-paridas, os terneiros, como os gaúchos chamam os bezerrinhos, têm de dois a três dias e é nesse momento, no campo mesmo, que começa a seleção genética do plantel.
Cada bezerro é pesado, recebe um brinco com um número de identificação e uma tatuagem, para o caso dele perder o brinco algum dia. Aos dois anos, os animais estão prontos para o abate. Se fossem nelores, isso só aconteceria aos três anos.
Na fazenda, eles são criados a pasto, comendo principalmente azevém e aveia e recebem um suplemento na terminação.
Na comparação entre os touros, hereford e braford, o hereford tem um pelo mais grosso. O braford tem a cara branca, mas é obrigatório ter manchas marrons em volta dos olhos, tipo óculos ou máscara, ou pelo menos a pálpebra pigmentada. Do nelore, ele puxa uma barbela mais comprida que o hereford, as orelhas e o cupim. Mas do hereford ele tem que herdar um umbigo menor.

Mas será que esse animal com jeitão de lord inglês consegue mesmo se adaptar na região brasileira com o nosso maior rebanho, o Centro-Oeste?

Nenhum comentário:

Postar um comentário