MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

China não pode atrasar as difíceis reformas econômicas, diz vice-premiê


Li Keqiang ressaltou esforço para mudanças orientadas ao m

A China não pode atrasar as difíceis reformas econômicas, afirmou no domingo o vice-premiê, Li Keqiang, ressaltando o esforço da liderança do país para mudanças orientadas ao mercado após a demissão na semana passada de um líder de província ambicioso que queria um papel maior do Estado na economia.
Li Keqiang, amplamente considerado o sucessor de Wen Jiabao como primeiro-ministro em uma transição de liderança que começa no final deste ano, prometeu medidas flexíveis para manter o crescimento acelerado e os preços estáveis, com foco no aumento da demanda interna e em reformas estruturais para tornar o crescimento mais estável e equilibrado.
Vice-premiê da China, Li Keqiang, acena ao chegar no Fórum de Desenvolvimento da China, com a diretora do FMI, Christine Lagarde, em Pequim (Foto: Reuters)Vice-premiê da China, Li Keqiang, acena ao chegar no Fórum de Desenvolvimento da China, com a diretora do FMI, Christine Lagarde, neste domingo (18) em Pequim (Foto: Reuters)
"A China chegou a um momento crucial para alterar seu modelo econômico e (a mudança) não pode ser adiada. As reformas entraram em uma fase difícil", disse Li Keqiang, ecoando comentários feitos por Wen na semana passada.
"Vamos fazer políticas mais específicas, flexíveis e voltadas para o futuro para manter um crescimento econômico relativamente rápido e manter o nível de preços estável", disse Li Keqiang em um discurso na conferência de política econômica em que participaram autoridades chinesas, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e dezenas de empresários estrangeiros.
Ele disse que a China iria "aprofundar as reformas no setor financeiro, impostos, preços, distribuição de renda e buscar avanços em áreas-chaves para deixar as forças do mercado desempenharem um papel maior na alocação de recursos".
A ênfase de Li em crescimento sustentado por reformas, vem após as declarações de Wen de que um crescimento mais lento e reformas mais ousadas devem ser adotados para prevenir que a segunda maior economia do mundo falhe na distribuição de renda mais uniforme, prometendo usar seu último ano no poder para combater o descontentamento que pode levar ao caos.
Wen disse em entrevista coletiva ao final da Congresso Nacional do Povo (NPC, na sigla em inglês) que o crescimento seria protegido de pressões externas, riscos de inflação e uma dívida de US$ 1,7 trilhão de governos locais negociada, enquanto reformas políticas serão promovidas.
Ele reduziu a meta oficial de crescimento da China em 2012 para 7,5%, abaixo dos 8% por ano nos últimos oito anos, com o objetivo de criar margem de manobra para reformas, incluindo subsídios sem causar inflação.
Políticas pró-crescimento
Zhang Ping, da principal agência do país para planejamento, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, informou na conferência deste domingo que políticas para a manutenção de um crescimento relativamente acelerado são cruciais para o futuro do país.
"Antes de mais nada, precisamos manter um crescimento econômico estável e relativamente rápido. O desenvolvimento é a chave para resolver todos os problemas na China", disse Zhang.
O governo mantêm políticas monetárias prudentes e políticas fiscais pró-ativas, e está pronto para ajustes finos - um discurso consistente de líderes da China desde 2011.
A demonstração da união em torno de políticas pró-mercado ganhou novo significado na semana passada quando a liderança da China agiu para reforçar seu controle sobre a cidade sudoeste de Chongqing, após derrubar seu polêmico embora popular líder, Bo Xilai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário