MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de março de 2012

Movimento nas lojas do país cai pelo segundo mês seguido, aponta Serasa


Recuo foi de 0,3% em fevereiro; em janeiro, havia sido de 2%.
Maior queda ocorreu no setor de combustíveis e lubrificantes, de 4,1%.

Do G1, em São Paulo

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país recuou 0,3% em fevereiro sobre janeiro, já descontadas as influências sazonais, aponta nesta sexta-feira (2) o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Foi o segundo recuo mensal. A queda em janeiro foi de 2%.
Na comparação com o mesmo mês de 2011, houve crescimento de 5,1% do movimento do varejo. Mesmo assim, foi a menor taxa de crescimento anual desde agosto de 2009. No acumulado do primeiro bimestre do ano, a atividade do comércio acumula alta de 5,8% em relação aos primeiros dois meses de 2011.
“O fraco desempenho do varejo neste início de ano é um sinal de que, devido à alta da inadimplência verificada ao longo de todo o ano de 2011, os consumidores estão aproveitando seus ganhos de renda (recebimento do 13º salário, aumento do salário-mínimo, dissídios etc.) para quitar suas dívidas em atraso em vez de ampliar seus níveis de consumo”, avaliam os economistas da empresa de análise de crédito, em nota.
Dos seis segmentos do varejo pesquisados, quatro registraram recuo em seu movimento no mês de fevereiro sobre janeiro. A maior queda ficou no segmento de combustíveis e lubrificantes, de 4,1%. O segmento de veículos, motos e peças recuou 1,6%.
Foi registrada alta de 1,7% no segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, e no setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, de 1,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário