MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de março de 2012

Agricultores avaliam prejuízos causados pela cheia dos rios no AC


Toda a área considerada alta ficou em baixo d’água.
Cheia atingiu dez municípios e provocou perda em comunidades inteiras.

Do Globo Rural
A chuva tem causado muitos problemas no Acre. A cheia, que atingiu dez municípios, provocou perda total em comunidades inteiras de produtores rurais.
O nível do rio começa a baixar, mas houve grande impacto quando atingiu 17,74 metros. Toda a área considerada alta ficou em baixo d’água. Só é possível chegar à lavoura de canoa. A lama completa o estrado nas poucas partes que estão secas.
O agricultor Domingos Ribeiro diz que não sobrou nada dos 30 mil pés de mandioca que ele e a família haviam plantado em seis hectares de terra e essa é apenas uma parte do prejuízo que tiveram. “Nós perdemos a plantação e peixes”.
Nos canteiros cultivados com coentro, alface, pimenta e couve só restam caules improdutivos. “Nós vamos passar de dois a três meses sem produção de nada”, avalia o agricultor Edmir da Costa.
Com a baixa repentina há risco de as encostas não resistirem e cederem. “Todos os rios nossos são novos e esse comportamento de deslizamento de terra e queda de encostas vai existir porque o rio está em formação”, alerta João de Jesus Oliveira, coordenador de Defesa Civil do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário