MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de março de 2012

Estiagem causa perdas nas lavouras de porongo do Rio Grande do Sul


Produto típico da cultura gaúcha é usado para fabricar cuias de chimarrão. Este ano, perdas nas lavouras passam de 70%.

Do Globo Rural

Os dias têm sido quentes e com muito sol no distrito de Arroio do Só, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, combinação que tem prejudicado as lavouras de porongo do estado.
O produtor Sérgio Bianchin já começou a colheita na área de dez hectares. Por causa da seca, ele deve colher dez mil porongos, uma quantidade menor do que a expectativa inicial de 70 mil.
Quando o tempo colabora e em épocas de safra normal, a média de produção é de cerca de sete porongos por metro quadrado. Mas este ano a quantidade não chega nem na metade da expectativa.
O prejuízo já passa de 70% na lavoura de oito hectares do agricultor Carlos Augusto Medeiros. A seca também favoreceu a proliferação de pragas como o percevejo."Foi colocado o veneno e piorou. Amarelou mais o porongo, que morreu mais rápido", lamenta.
O porongo é a base para a fabricação da cuia de chimarrão, muito consumido no Rio Grande do Sul e em países como Uruguai e Argentina. A indústria em Santa Maria estima que irá deixar de vender cerca de 300 mil peças este ano. A fábrica está pagando para os produtores 40% a mais pelo porongo e não sabe como os consumidores de cuias reagirão aos aumentos. "só vende porque é barato. Vende em grande quantidade. Agora, eu não sei como vai ficar o mercado porque vai ter que aumentar o preço", diz Elton Seiger, dono da fábrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário