MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de março de 2012

Manaus testa novo método para identificar tuberculose


Após testes, novo método deverá ser realizado em todo o país.
Segundo OMS, região Norte é a que concentra o maior número de casos.

Do G1 AM

Manaus e Rio de Janeiro começam a testar, a partir desta segunda-feira (5), um novo método para identificar casos de tuberculose. O GENEXPERT é indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2010 e já é usado em países como a África do Sul.
De acordo com dados da OMS, a doença mata em média 4.500 brasileiros por ano e é considerada uma das doenças negligenciadas. A Região Norte do país, segundo o Ministério da Saúde (MS), é a que concentra o maior número de casos. De cada cem mil brasileiros, 38 contraem a doença causada por um bacilo.
O resultado do exame que revela se a pessoa tem ou não tuberculose depende do olho humano. Técnicos observam as amostras nos microscópios e contam os bacilos visualmente. Por isso, de cada dez pessoas com a doença, apenas seis são diagnosticadas no primeiro exame. Para o chefe do laboratório Distrital Leste, Jander Torres, o novo teste deve facilitar o diagnóstico da doença. "Às vezes o paciente não escarra o suficiente, não há amostra suficiente, e há um falso positivo ou falso negativo, dependendo da quantidade de bacilo que é visualizada", explicou.
O GENEXPERT é feito por biologia molecular. A amostra do escarro do paciente vai para dentro de um cartucho que é colocado em uma máquina onde reagentes químicos e sondas chegam ao DNA do bacilo da tuberculose. A imagem é ampliada várias vezes como um zoom de uma máquina fotográfica. O resultado com mais 99% de precisão sai em duas horas.

"Quanto mais cedo você souber que a pessoa tem o diagnóstico, mais rapidamente você adota medidas para evitar a transmissão da doença", disse o infectologista Marcelo Cordeiro.

Os testes serão realizados por dez meses. Depois da avaliação do Ministério da Saúde o método deve ser levado para todos os Estados do país. Em Manaus o exame estará disponível no laboratório Distrital Leste, no São José, e em abril na Policlínica Cardoso Fontes e no Hospital de Medicina Tropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário