MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de março de 2012

Mais de 70% das famílias capixabas estão endividadas, diz Fecomércio-ES


Dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.
Capixabas gastam muito com cartão de crédito, diz presidente da federação.

Do G1 ES

Os capixabas estão gastando muito e por esta razão estão endividados. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), 72,2% das famílias do Espírito Santo estão endividadas. Em relação a janeiro, o número teve um aumento de 2,4%. Já o percentual de inadimplentes não variou, marcando 23,5%. O presidente da Federação, José Lino Sepulcri, acredita que os gastos de início de ano podem ter influenciado no índice de endividamento dos capixabas.
"As pessoas gastam desenfreadamente com o cartão de crédito, que chamamos de 'dinheiro de plástico'. Acabam gastando mais do que podem pagar. A sugestão é para que haja um planejamento antes da compra, principalmente no início do ano. O ideal é engavetar o cartão, para colocar a situação em dia", alertou. Sepulcri disse ainda que os comerciantes estão orientados a renegociarem as dívidas dos consumidores, diminuindo os juros, para que o índice de inadimplência seja reduzido.
A universitária Hellen Novais, de 22 anos, se complica na hora de organizar e pagar suas contas. "Meus pais me ajudavam a pagar, mas agora quem banca minhas contas sou eu. Acabo parcelando muitas coisas e me endividando. Meu maior problema é parcelar as compras. É complicado para dar conta das faturas dos cartões de crédito", disse.
Helelen contou que há alguns dias comprou uma maquiagem cara, sabendo que não deveria e acabou se arrependendo tarde demais

Nenhum comentário:

Postar um comentário