MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de março de 2012

Falta de medicamentos prejudica tratamento psicossocial em Goiânia


Coordenadora de unidade do Caps afirma a ausência de remédios.
Alta de preços causou a interrupção no fornecimento, diz prefeitura.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

A falta de medicamentos nos Centros de Atenção Psicossocial em Goiás (Caps) tem prejudicado o tratamento de pacientes da unidade. Segundo a coordenadora técnica do Caps, no Setor Marista, em Goiânia, esse tipo de irregularidade é constante. “É comum faltar remédios na rede pública de saúde e, por isso, o SUS está sempre em débito com os pacientes”, afirma Mônica Maranhão.
Com isso, a psicóloga de uma unidade teme que o acompanhamento especializado seja prejudicado por causa da falta de psicotrópicos. “Sem os medicamentos, pode ocorrer de alguns pacientes entrarem em crise e, posteriormente, todo tratamento pode ir por água abaixo”, salienta Ceres Cândido de Souza.
O paciente Gilson Carvalho dos Santos afirma que adquire os medicamentos por conta própria por causa da ausência deles no Caps. “Meu irmão tem que comprar os remédios que uso todo mês, pois, aqui na unidade sempre falta”, lamenta. Marcelo Reuter da Cunha, também sofre com o impasse. “Estou esperando, mas se não chegar terei de comprar”, relata.
Mesmo com a falha no fornecimento de medicamentos, pacientes continuam participando de terapias, atividades físicas e artísticas, que contribuem para evitar as crises. ”Isso tudo ajuda bastante, mas precisamos da complementação do tratamento com a medicação”, declara a paciente Eleuza Maria Soares.
A diretora de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Lorena Baía, explica por que a prefeitura ainda não solucionou o problema: “No processo licitatório acabou sendo pedido um realinhamento de preço. Devido a isso, a secretaria de saúde não fez a compra por causa do valor que está acima do mercado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário