MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de março de 2012

Hospital realiza milésimo transplante de rim da rede pública do DF


Em 2012, rede pública de saúde do DF realizou 15 transplantes de rins.
Média de doadores é de 25 por ano, indica central de captação de órgãos.

Do G1 DF
Aposentada Vânia Lúcia Lopes foi a milésima paciente da rede pública de saúde do DF a passar por transplante de rim (Foto: Hmenon Oliveira/Agência Brasília)Aposentada Vânia Lúcia Lopes foi a
milésima paciente da rede pública de
saúde do DF a passar por transplante
de rim (Foto:Hmenon Oliveira/Agência
Brasília)
O Hospital de Base (HBDF) realizou, em 22 fevereiro, o milésimo transplante de rim da rede pública de saúde do Distrito Federal. A paciente é a aposentada Vânia Lúcia Lopes, de 49 anos, que sofria de insuficiência renal crônica.
De acordo com  a assessoria de imprensa do governo do DF, a aposentada foi avisada do surgimento de um rim compatível no feriado de carnaval, após um mês na fila de espera. Ela, informa a Secretaria de Saúde, se recupera bem da cirurgia e deve ter alta após o controle de algumas alterações em decorrência de uma diabetes.
Em nota divulgada pela assessoria do GDF, a coordenadora de Transplantes do HBDF, Cristina Lobo, afirmou que a expectativa é que o número de transplantes no DF aumente em 2012.
"Há alguns anos, fazíamos cerca de 80 transplantes por ano, mas, com a falta de investimentos e de vontade política de governos anteriores, esse número caiu para uma média de 40 a 50 operações anuais. Já na atual gestão há um compromisso com os transplantes em nosso sistema de saúde. Estamos otimistas."
Números
Em média, desde 2007, o DF tem 25 doadores de órgãos por ano, além dos doadores de córneas. Número que resulta em quantidades maiores de transplantes, pois cada doador disponibiliza diversos orgãos.
Nos dois primeiros meses de 2012, calcula a  coordenadora da Central de Captação de Órgãos, Daniela Salomão, da Secretaria de Saúde, o DF teve nove doadores. "Se mantivermos essa proporção, vamos superar a média dos outros anos", acredita.
Neste ano foram realizados 84 transplantes no DF, a maioria de córnea: 57. De rim foram 15 cirurgias, seguidas de 7 de coração e 5 de fígado

Nenhum comentário:

Postar um comentário