MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de março de 2012

Mais de 400 cães com calazar são sacrificados em João Pessoa


Número é do Centro de Zoonozes e se refere ao ano de 2011.
Apenas em janeiro de 2012, 14 cães já tiveram a doença na capital.

Maurício Melo e Angélica Nunes Do G1 PB

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses de João Pessoa, 407 cachorros tiveram que ser sacrificados em 2011 após terem sido diagnosticados com leishmaniose, doença também conhecida como calazar e que tem atacado cada vez mais humanos, segundo dados do Ministério da Saúde.
De acordo com dados do Ministério, em 2011 foram 28 ocorrências em pessoas e em janeiro de 2012 já foram duas. Em 2010, foram contados 23 casos confirmados na Paraíba. Em todo o Brasil, a soma chegou a 3.526 em 2010 e 3.540 em 2011.
O número de incidência canina, no entanto pode ser maior, uma vez que a contagem é feita, na maioria das vezes, a partir de casos que são levados ao Centro de Zoonoses de forma espontânea. Não há uma campanha os fiscalização que saia em busca de animais doentes.
A transmissão da doença acontece por meio da picada do mosquito da palha. É uma doença que costuma se desenvolver em cães, podendo ser transmitida ao homem. Comprometendo os órgãos viscerais, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Ao picar o homem sadio, o mosquito inocula formas promastigotas, que levam o calazar, através do sangue, para o fígado, baço e médula óssea, produzindo graves lesões.
A pessoa infectada passa a se sentir febril, cansado, nota um aumento de volume em seu fígado e seu baço. Com a evolução da doença, surgem anemia, hemorragias nasais, gengivais e intestinais, queda dos cabelos entre outros sintomas e sinais. A doença pode ser fatal.
No caso dos cães, apesar de, com tratamento, não haver mais sintomas, o animal continua tendo a doença que pode ser transmitida através do mosquito, por isso, normalmente o cachorro é sacrificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário