MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

Humor usado em sala de aula por professores é levado ao teatro em MS


Paulão e Alex são conhecidos pelas paródias e aulas bem-humoradas.
Agora, desafio é levar personagens para espetáculo teatral, em abril.

Do G1 MS

Professores usam humor na sala de aula e no teatro em Campo Grande (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)Parceria começou em 2003 e continua nos cursinhos de pré-vestibular (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS
Um professor de matemática e outro de física uniram-se há 9 anos para ensinar de um jeito diferente: contando piadas, fazendo paródias e usando a comédia como meio para fixar o conteúdo em sala de aula. A fórmula aplicada aos alunos deu tão certo que a dupla Paulo Afonso, 34 anos, e Alex Figueiredo, 37 anos, levou os espetáculos das escolas e cursinhos para os palcos de Campo Grande.
“Sempre gostei de ensinar de uma maneira prazerosa para mim e para os alunos”, conta Paulo Afonso, professor de matemática conhecido pelos alunos como Paulão. A parceria entre os educadores começou em 2003, quando lecionavam para adolescentes do ensino médio em uma escola da capital.
A escolha de usar a comédia durante as aulas, e depois levá-la para os palcos, partiu de Alex Figueiredo, em 2009, quando os professores começaram a se apresentar em ginásios de escolas e pequenos teatros. No início eles chegaram a levar 200 espectadores para a peça 'Senta e Ri', onde começaram a fazer comédia com situações do cotidiano.
 Na sala de aula, Figueiredo começou com piadas e hoje já tem mais de 12 paródias usadas para explicar os conteúdos. “É um jeito que eu encontrei de fazer eles gravarem as fórmulas sem dificuldade”, afirma o professor.
Para a apresentação nos palcos, além da inspiração em nomes como Chico Anysio, Jô Soares, Tom Cavalcante e Leandro Hassum, os professores garantem que a preparação é diferente da rotina das escolas. Paulão diz que o nervosismo é normal e faz parte do trabalho. “Dessa vez eu vou tirar a barba durante a peça, vai ser uma correria e nervosismo também, mas tenho certeza que vai dar certo”. A mudança faz parte da composição de um dos personagens femininos da peça.
Em 2009 a peça 'Física sem você, nada haver' também levou mais 300 pessoas para assistir os professores em ação nos palcos. “Nós fazemos as pessoas rirem e conseguimos usar a sala de aula como um laboratório para testar as piadas”, afirma Figueiredo.
O próximo desafio dos professores será no dia 14 de abril no Teatro Glauce Rocha em Campo Grande, a peça '8 ou 80' contará com seis personagens: o Nerd, o Vidente, o casal Leleco e Leleca, o Bêbado e a Dona Ermínia. Na maior apresentação feita até agora, os professores prometem retratar situações que todos vivem, mas com o toque de comédia aprimorado nas aulas.
Comédia em sala
Proprietário de um cursinho pré-vestibular e professor há 13 anos, Henrique Esquivel Júnior afirma que o dinamismo das aulas faz com que os alunos tenham interesse pelo conteúdo. “Os professores têm uma disposição que anima os alunos, a gente vê que eles têm gosto pelas aulas. A educação é outra com eles, o resultado é muito bom”, completa.
Os professores-atores acreditam que os alunos sabem o limite entre as brincadeiras e as responsabilidades que têm a cumprir. “Eles sabem que precisam estudar e prestar atenção, podemos rir e brincar, mas se eles não se esforçarem as notas não serão boas. Eles nos respeitam bastante”, afirma Alex Figueiredo.
Professores usam humor na sala de aula e no teatro em Campo Grande (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)Professores se inspiram em Chico Anysio, Tom Cavalcante e Leandro Hassum (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário