MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

Utilização correta do solo é tema de encontro no interior de Mato Grosso


Produtores precisam manter a qualidade do solo para garantir produção.
No encontro as limitações químicas do estado também foram discutidas.

Do G1 MT com informações da TV Centro América

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Sinop, cidade a 503 km de Cuiabá, desenvolve uma pesquisa sobre como tirar o melhor proveito da terra sem causar impactos negativos. O engenheiro agrônomo Júnior Ferla identifica e busca soluções para os problemas na lavoura.
Um dos desafios da pesquisa é manter a qualidade do solo para garantir uma boa produção. “Será que o nosso solo está equilibrado no funcionamento? As vezes o agricultor esquece dessa parte - que é importante para manter uma produção boa - e fica atento somente a utilização das máquinas”, observou.
Um dos motivos para o Brasil se destacar como grande produtor agrícola é a fertilidade do solo, mas entender, identificar e manter esse potencial não é tarefa fácil, requer estudo e pesquisa. Em Mato Grosso, existem pelo menos sete classes de solo e uma das dificuldadesé evitar a poluição com resíduos de produtos utilizados na agricultura. “Temos algumas pesquisas em andamento. Esta discussão não pode ser pontual. É preciso trabalho em conjunto”, diz o pesquisador, Anderson Ferreira.
De acordo com os pesquisadores, um dos principais problemas em Mato Grosso é a compactação do solo nas lavouras. “Percebemos que está ocorrendo um quadro de ambiente favorável à raiz apenas nos 10 centímetros superficiais. Isso traz um prejuízo muito grande para a produção”, afirma o pesquisador, Silvio Spera.
No encontro as limitações químicas do estado também foram discutidas. O pesquisador Maureh Behling explica que é preciso levantar as demandas para saber de que forma podemos trabalhar quimicamente esses solos para tornar um uso mais eficiente dos produtos que serão utilizados nessas áreas. “O objetivo é conseguir produzir mais alimentos por quantidade de nutrientes utilizados", ressaoltou.
Entre as necessidades apontadas, destaque também para o sistema de manejo que promovam a qualidade do solo por meio de aumento de matéria orgânica. “A matéria orgânica do solo, além de fornecer nutrientes para as plantas, também vai ser fonte de energia para micro-organismos, melhorando a estruturação do solo e, consequentemente, um melhor aprofundamento e distribuição das raízes”, pontua o pesquisador, Eduardo Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário