MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de março de 2012

Hotéis de Alto Paraíso de Goiás já fazem reservas para 'datas proféticas'


Turistas desejam passar dias 12/12 e 21/12 na cidade.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é maior atrativo da região.

Versanna Carvalho Do G1 GO
O Jardim Maytréia é um dos preferidos dos esotéricos, que o consideram energizado (Foto: Ion David/Travessia Ecoturismo)O Jardim Maytréia é um dos pontos preferidos dos esotéricos (Foto: Ion David/Travessia Ecoturismo/Divulgação)
As profecias e especulações em torno do ano de 2012 prometem muita movimentação em Alto Paraíso de Goiás, principalmente durante o último mês deste ano. Algumas pousadas da cidade já têm reservas para turistas que desejam passar na cidade o dia 21 de dezembro de 2012 - data que no calendário maia indica o fim de um ciclo de 5.125 anos e poderia significar o "fim do mundo".
Mais que um destino turístico, Alto Paraíso de Goiás é para esotéricos e místicos um lugar para se recarregar as baterias, um refúgio espiritual. A geologia do lugar explicaria, em parte, o motivo do misticismo em torno da região: o município está localizado sobre uma placa de quartzo com cerca de 4 mil metros quadrados. A energia vinda dos cristais seria responsável pela aura diferenciada ao lugar.
Pela cidade tambem passa o "paralelo 14" - o mesmo que passa por Machu Picchu, no Peru, o que favoreceria, na opinião de alguns, o aparecimento de discos voadores e extraterrestres. Um dos passeios turísticos realizados na cidade é justamente uma visita ao paralelo 14, onde há um jardim zen, usado para a meditação e contemplação da natureza.
Os turistas que visitam Alto Paraíso de Goiás também têm acesso às atrações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, além de opções de passeios em propriedades particulares nos arredores do parque. Uma das principais atrações é o Vale da Lua, que recebeu esse nome porque a paisagem lembra as crateras lunares. As formações rochosas deram origem a grutas e acumulam água, transformando as crateras em piscinas naturais. Esculpido pelas águas transparentes do Rio São Miguel, localiza-se a 11 quilômetros do distrito de Vila São Jorge, seguindo pela GO-239.
Mas qualquer que seja a motivação dos turistas, a cidade está sendo preparada para recebê-los. A expectativa da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico é de que os mistérios acerca de 2012 façam com que a cidade alcance um recorde de visitas. “Depois do bom ano de 2011 e do significado que 2012 tem para grande parte dos nossos visitantes, acreditamos que vamos conseguir chegar à marca dos 100 mil visitantes neste ano”, explica o secretário de Turismo, Fernando Couto.
Portais
A exemplo do que tem acontecido nos primeiros anos do século 21, o ano de 2012 terá a repetição de números em datas abreviadas com 12/12/12. Segundo os esotéricos, essas datas são como portais ativadores de energia positiva.
Couto comenta que Alto Paraíso sediou eventos em 10/10/10 e 11/11/11. “Em 2012 a festa deverá ser ainda maior, pois é o dia do 59º aniversário de emancipação do município. Nos outros anos, os eventos foram realizados por particulares, mas estamos estudando a possibilidade de a prefeitura assumir o próximo evento”, adianta. A proposta é de que seja uma festividade voltada à cultura do bem-estar, com palestras, massagens e música.
Pioneiros
De acordo com a Prefeitura de Alto Paraíso, atualmente existem no município mais de 40 grupos com motivações místicas, filosóficas e religiosas. Podem ser encontradas as comunidades Vale do Amanhecer, Osho Lua, Canto Alegre, Mata Funda, Oca Brasil e grupos ligados ao consumo da ayahuascha (bebida produzida a partir de plantas amazônicas), como o Santo Daime.
Os grupos, seitas, filosofias e religiões são bastante ecléticos e atraem pessoas de várias partes do mundo, segundo Couto. “Apesar de sermos uma cidade pequena, costumamos dizer que Alto Paraíso é cosmopolita. Devido a essa característica alternativa, temos moradores de mais de 30 nacionalidades diferentes. São suíços, canadenses, iranianos, holandeses, italianos, alemães e vários outros”.
Esoterismo faz parte da cultura dos moradores da Vila de São Jorge, em Alto Paraíso (Foto: Ion David/Travessia Ecoturismo)Esoterismo faz parte da cultura dos moradores da Vila de São Jorge, em Alto Paraíso (Foto: Ion David/Travessia Ecoturismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário