MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de março de 2012

Hospitais públicos do DF realizam 61 transplantes em dois meses


No ano passado, todos os órgãos doados foram aproveitados, diz central.
Órgãos são transportados em aviões dos Bombeiros e da Força Aérea.

Do G1 DF com informações do DFTV

Em dois meses, oito hospitais públicos do Distrito Federal realizaram 61 transplantes. De acordo com a Central de Transplantes, foram 40 cirurgias de córnea, sete de coração, três de fígado e 11 de rim. No ano passado, todos os órgãos doados foram aproveitados.
Na Central de Captação de órgãos, o tempo é um fator importante. No caso da doação de um coração, não importa se o doador está em São Paulo, Rio de Janeiro ou Mato Grosso. “A gente tem quatro horas para chegar com esse coração até o receptor aqui no Distrito Federal”, explica Daniela Salomão, da equipe da central.
Na luta contra o tempo, os médicos contam com apoio de uma rede de solidariedade. A Central de Transplantes utiliza o helicóptero dos bombeiros e o avião da Força Áerea Brasileira.
A médica Núbia Vieira, diretora do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, diz que eles estão sempre com a meta de superar o ano anterior. Os órgãos só podem ser retirados com autorização por escritos dos familiares.
Para quem recebe um novo órgão, o agradecimento é para a família do doador. “O meu filho não é só meu. É deles também porque no coração do meu filho tem um pedacinho deles”, diz Zuleide Pereira, mãe de um receptor de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário