MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de março de 2012

Feiras no Recife trazem oportunidade para interessados em intercâmbio


Expo Estude no Exterior será domingo e Salão do Estudante, na segunda.
Escolher curso, duração e local requer muita pesquisa, dizem intercambistas.

Vitor Tavares Do G1 PE

Edson Bérgamo (Foto: Luna Markman / G1)Edson Bérgamo está no Canadá, onde vai passar
os próximos seis meses (Foto: Luna Markman / G1)
Fazer um intercâmbio exige mais do que apenas vontade de aprender um novo idioma. A procura de brasileiros em geral - e pernambucanos, em particular - por cursos no exterior vem aumentando e, da mesma forma, cresce a variedade de preços, lugares, pacotes e duração dos programas. Para não se arrepender quando estiver bem longe das terras tropicais, é preciso que os interessados pesquisem bastante antes de fechar um contrato. O Recife recebe, no domingo (18) e na segunda-feira (19), dois eventos que irão possibilitar o contato dos possíveis intercambistas com colégios, universidades, escolas de línguas, além de agências de intercâmbio, seguros de viagens e empresas de câmbio, tudo para simplificar na hora da decisão. Primeiro, acontece a Feira Expo Estude no Exterior, no Paço Alfândega, no Bairro do Recife; um dia depois, é a vez do Salão do Estudante acontecer no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul.

Com o crescente número de opções, especialistas apontam que o objetivo do curso a ser feito no exterior deve estar bem definido. O coordenador do Salão do Estudante, Samir Zaveri, explica que é preciso haver reflexão. “É necessário ter certeza do destino, pois essa será sua morada durante um bom período de tempo. Na questão do clima e período do ano, é preciso saber que, quando se escolhe um lugar frio, haverá quatro estações bem distintas. Os cursos precisam ser escolhidos e analisados antes. Se, por exemplo, a pessoa escolher fazer uma parte de sua graduação no exterior, ela precisa saber se as matérias que irá cumprir serão válidas para seu curso no retorno, se a universidade possui convênio com a do exterior, etc”, alertou.

Edson Bérgamo, 24 anos, é jornalista e vai, a partir deste mês, passar seis meses estudando inglês na cidade de Vancouver, no Canadá. Pensando em realizar o curso há muito tempo, faz um ano que ele procura informações sobre o seu intercâmbio. “Eu pensei antes de tomar a decisão para não sair do meu foco, que era estudar. Claro que também estou indo para me divertir, conhecer novas culturas, amadurecer. Mas Vancouver tem menos baladas, é menos divertida do que Toronto, por exemplo. Não deixa de ser uma cidade grande, mas é menos agitada e também tem opções que eu busco. Já fazia um ano que eu tinha vontade, que eu estava pesquisando, pensando no que fazer, para onde ir, como ir, sabendo sobre as cidades, o que tinha para fazer”, falou.

O jornalista tomou a decisão junto com o pai, que esperou a formatura do filho para dar o presente. Em Vancouver, Edson vai ficar hospedado em uma casa de família e acredita que não irá se arrepender, pois pensou bastante. “Já está tudo pago. Eu até cogitei dividir um apartamento com alguém lá, na hora, sairia até mais barato, já que com minha idade é mais caro casa de família. Mas tem a experiência de conviver com uma cultura diferente, conhecer a língua”, revelou.
Expo Estude no Exterior Salão do Estudante
Domingo (18) Segunda (19)
No Paço Alfândega - No Bairro do Recife No Mar Hotel - (Rua Barão de Souza Leão), em Boa Viagem
Das 14h às 19h Das 15h às 20h


 O Salão do Estudante, além do Recife, acontece em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. A Expo Estude no Exterior  é realizada nas mesmas cidades, com a exceção de Salvador e a inclusão de Brasília. Nas duas feiras, haverá diversos expositores, de várias partes do mundo,oferecendo a possibilidade de cursos no exterior e de conhecer empresas de intercâmbio de todo o Brasil. Os programas são voltados para adolescentes, jovens, universitários e até executivos. Na capital pernambucana, a expectativa dos organizadores dos eventos é de que 4 mil pessoas compareçam ao evento.
"Recife é o mais importante polo comercial no Norte-Nordeste do Brasil, com mais de 32 mil empresas na área metropolitana. O Recife tem uma área de tecnologia muito forte, com mais de 90 empresas que geram cerca de R$10 bilhões por ano, produzindo para o Japão, China e outros”, comentou Zaveri, explicando a escolha da cidade para ser uma das sedes do evento. A diretora da Expo Estude no Exterior, Daniela Rochetti,  também revelou o porquê da decisão. "Era sempre difícil incluir no calendário novas cidades, mas a gente sentiu um grande crescimento no mercado do Recife. Nós conseguimos despertar o interesse nas instituições que vão comparecer, vendendo o destino. A cidade hoje se mostra como um mercado muito importante, estamos muito empolgados", pontua.

Ainda de acordo com Ronchetti, o importante em participar desse tipo de evento é colher informações para ter mais segurança na hora de viajar. "Mesmo quem não tem intenção de ir agora pode ir à feira, porque as informações não ficarão desatualizadas. Os preços também permanecem, mais ou menos por cinco anos. E quem tiver interesse imediato, vai ter acesso a informações detalhadas", falou.

Cada vez mais presentes no mercado de intercâmbio, os pernambucanos também apresentam um perfil diferenciado, segundo os organizadores dos eventos. “Como é comum em cidades litorâneas, os cursos em locais como a Califórnia e a Austrália, como um todo, possuem maior procura, por ter clima parecido. Porém, atualmente, destinos mais exóticos também têm crescido, como China e Bulgária”, revelou Zaveri. "A gente percebe a procura muito grande pelos Estados Unidos e Canadá", falou Rochetti.
Camila Patriota (Foto: Luna Markman / G1)Camila Patriota e as lembrancinhas que trouxe da
temporada nos EUA (Foto: Luna Markman / G1)
Camila Patriota, de 22 anos, é estudante de direito e resolveu seguir a tendência apontada pela diretora da Expo Estude no Exterior: foi para os Estados Unidos. Ela passou o mês de janeiro de 2012 aperfeiçoando seu inglês em Boston. Ao contrário da tendência, a estudante queria fugir do calor do verão recifense. “Escolhi os Estados Unidos porque nunca tinha ido e queria muito conhecer. E Boston porque é uma cidade fria, queria fugir do tempo quente, e já conhecia pessoas que tinham ido para lá e acharam muito bonita, organizada. E também é perto de Nova York”, enumerou.

Hospedada em casa de família, a pernambucana também pesquisou bastante antes de tomar a decisão. "Eu fui para casa de família e foi excelente. Minha família era ótima e você fala mais inglês, conversa bastante. Tem que ver tudo direitinho, pensar nas condições financeiras, o lugar que vale a pena. Não é simplesmente decidir viajar e pronto”, falou Camila. Edson, que, desde o dia 12 de março, está longe do Recife, parece ter ouvido bem o conselho. "Tem que pensar bem no que fazer, para aproveitar bastante. Tem que pesquisar, ir atrás, nas agências, saber o que quer, que no meu caso é estudar", falou. Em setembro, ele estará de volta para contar as experiências.

Para quem gostaria de tirar dúvidas sobre como fazer um intercâmbio, a participação nos eventos  é gratuita. Os interessados devem entrar no sites do Salão do Estudante e da EXPO estude no exterior, preencher um cadastro e imprimir seu convite. Outro endereço que traz informações diversas sobre esse mercado é o blog Intercâmbio de A/Z, mantido pela pernambucana Marina Motta. O endereço foi apontado, recentemente, como o melhor blog do ramo por um site especializado.

Camila Patriota (Foto: Camila Patriota / Acervo pessoal)Durante o período em que fez intercâmbio em Boston, Camila Patriota também pôde conhecer Nova York (Foto: Camila Patriota / Acervo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário