MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de março de 2012

Secretaria de Saúde do PR confirma quatro casos de botulismo no estado


Duas pessoas morreram e outra permanece internada no hospital.
Vítimas ingeriram salsichão em forma crua; lote foi interditado pela secretaria.

Do G1 PR

A Secretaria de Saúde (Sesa) do Paraná confirmou, nesta sexta-feira (16), quatro casos de botulismo que envolvem pessoas que consumiram o Salsichão Piquiri. Três das vítimas foram diagnosticadas com a doença em Alto Piquiri e outra em Iporã, no noroeste do estado. Os casos foram registrados entre janeiro e fevereiro de 2012. Dentre as vítimas, duas morreram e outra está internada no hospital. A quarta vítima já teve alta.
Durante o processo de investigação, a Vigilância Sanitária determinou a interdição do lote suspeito do salsichão, produzido pela Indústria e Comércio de Carnes e Frios Richter Ltda. Ao todo, foram apreendidos e incinerados 934 kg do produto. A empresa também foi orientada a parar a produção até que possa entregar ao comércio o produto seguro para consumo.
A Secretaria orienta os consumidores que não comprem produtos sem o selo de inspeção. Outra medida para evitar os casos de botulismo é, sempre que possível, cozinhar, assar ou fritar o produto antes de consumir e observar bem o local de venda para saber se ele foi acondicionado corretamente. Conforme a Sesa, na região onde ocorreu o problema, as pessoas costumam consumir as salsichas cruas.
Fiscalização
Para evitar novos casos, a Sesa prometeu intensificar a fiscalização nas empresas que trabalham com produtos de origem animal. Para a secretaria, os casos de botulismo mostraram que é preciso fazer com que as empresas orientem melhor os consumidores quanto aos riscos dos produtos. Outra medida será o controle dos aditivos e conservantes dos derivados de animais.
Em entrevista à RPC TV, no dia 22 de fevereiro, o advogado da Richter, Ângelo Degan, informou que "a empresa se prontifica ressarcir o eventual prejuízo causado pelo produto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário