MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de março de 2012

Cortadores de cana de AL recebem orientação de prevenção da LER


Lesão por Esforço Repetitivo atinge principalmente os cortadores de cana.
Corte exige mesmos movimentos com braços, num trabalho repetitivo.

Do Globo Rural
A Secretaria de Saúde de Alagoas dá orientações aos trabalhadores de uma usina em Coruripe, em Alagoas, de como prevenir a LER Dort, Lesão por Esforço Repetitivo, doença que atinge, principalmente, os cortadores de cana.
A tarefa exige os mesmos movimentos com os braços, um trabalho puxado e repetitivo. Cinco mil funcionários da usina que trabalham no campo ficam quase sete horas debaixo do sol forte. O excesso de esforço e a repetição de movimentos durante várias horas são as principais causas da doença muscular. Os cortadores de cana estão entre os trabalhadores mais afetados pelo mal.
A Secretaria de Saúde de Alagoas desenvolve ações que fazem parte do Dia Internacional de Prevenção da LER para conscientizar os trabalhadores rurais. O médico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador orienta os cortadores de cana. “A prevenção é a melhor forma de atuação nessas patologias. Então, o exercício laboral, a pausa compensatória e os alongamentos são fundamentais para que os trabalhadores não desenvolvam dores na musculatura e para que eles possam exercitar suas tarefas sem adoecimento na forma de trabalho”, explica o médico Juraci Lima.
O educador físico inicia a ginástica laboral, basicamente um alongamento, é a melhor forma de prevenir a LER. Depois de 19 anos de trabalho no campo, as dores musculares se tornaram comuns para o trabalhador rural Paulo de Jesus, que nem sabia nada sobre a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário