MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de março de 2012

Incra faz levantamento sobre assentamentos irregulares em MG


Os assentamentos são na região norte de Minas Gerais.
Os próprios agricultores assentados denunciaram as irregularidades.

Do Globo Rural
A lona preta dos acampamentos ainda acompanha a maioria das 736 famílias do assentamento Herbert de Souza, criado em 1998 no município de Bocaiúva, ainda não regularizado pelo Incra.
Sem a documentação em ordem, os assentados não podem construir e nem ter acesso à verba do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.
O Incra alega que as terras não podem ser regularizadas porque cerca de 400 famílias ocupam de forma irregular.
Muitas famílias arrendaram parte dos lotes para fazendeiros da região criarem gado de corte e também desmataram sem autorização dos órgãos ambientais. Como até agora, quase 14 anos depois da criação do assentamento nada foi resolvido, os assentados resolveram pediram apoio à Federação dos Trabalhadores da Agricultura em MG, a Fetaemg, para pressionar o Incra e agilizar o processo de regularização.
Em Minas Gerais existem 266 assentamentos, 30% no norte do estado. Muitos ainda estão irregulares e diante das várias denúncias, o Incra iniciou uma vistoria na região.
No assentamento Jacaré Grande, em Janaúba, a principal carência é a água, tanto para o consumo doméstico como para a lavoura.
Segundo o superintendente do Incra, em Minas Gerais, Carlos Calazans, o relatório sobre a situação dos assentamentos deve ser concluído até maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário