MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de março de 2012

Cirurgias são suspensas por falta de limpeza no Hospital do Fundão


Funcionários pararam de trabalhar porque não receberam salário.
Hospital nega que a limpeza tenha ficado completamente paralisada.

Do RJTV

As cirurgias foram suspensas no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, por falta de limpeza. Os funcionários da limpeza pararam de trabalhar porque não estavam recebendo salário.
O hospital nega que a limpeza tenha ficado completamente paralisada e informou que funcionários de uma empresa que presta serviços à UFRJ substituíram os que não trabalharam nos últimos dias.

Ainda de acordo com o hospital, as cirurgias serão retomadas na sexta-feira (16).
Com uma câmera escondida, uma equipe do RJTV encontrou nos corredores lixo comum, mas também material infectante. E para não ficar no meio da sujeira, acompanhantes de pacientes tiveram que limpar as enfermarias.
“Ela subiu umas seis e meia da manhã. Quando foi por volta de meio-dia e meia, uma hora, ela desceu porque a sala de cirurgia estava suja, não tinham recolhido e nem limpado a sala, por falta do pessoal da limpeza”, disse a parente de uma paciente.
Por conta disso, todas as cirurgias foram canceladas desde quarta-feira (14). Pelo menos um transplante de rim teve que ser transferido para o Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte.
“Nos lugares específicos que você vai lidar com sangue, a situação é bem pior. Porque você vai usando gaze, vai usando compressa, vai usando seringa e vai usando agulha e vai botando em local apropriado. E se aquilo no final não for tirado, vai acontecer o quê?”, disse outro parente.
O Hospital do Fundão informou, ainda, que a reitoria repassou o dinheiro para o pagamento dos funcionários da limpeza na segunda-feira (12) e o pagamento foi feito nesta manhã. A expectativa do hospital é que os funcionários voltem ao trabalho ainda nesta noite.
Outros problemas
Essa não é a primeira vez que o hospital apresenta problemas. Em outubro de 2011, o centro cirúrgico ficou quase todo o mês fechado por causa de uma rachadura que rasgava pelo menos três andares. O Conselho Regional de Enfermagem também já encontrou problemas de higiene na unidade por causa de insetos. Situação que estaria sendo causada pelo entulho que ficou quando uma parte do hospital foi implodida em dezembro de 2010.
Depois da denúncia, o hospital deu o prazo até janeiro desse ano para retirar o material. Mas os restos do prédio continuam lá. O novo prazo agora é junho. Enquanto isso, são os parentes de alguns pacientes que estão se organizando para limpar a enfermaria.
“Compramos luvas e álcool também, porque o tempo todo a gente faz o procedimento de estar limpando as mãos e os braços. E aí eu lavei o banheiro, sequei com uma blusa que eu tinha trazido para poder trocar. Joguei a blusa fora, é claro. E passei álcool em tudo”, contou a parente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário