MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de março de 2012

Programa lançado pelo governo do RS incentiva irrigação nas lavouras


Em 25 anos, estado deixou de colher 50 milhões de toneladas de grãos.
Investimento será de R$ 225 milhões para aumentar reservas de água.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta quarta-feira (14) um novo programa que incentiva a implantação de sistemas de irrigação nas lavouras. De acordo com levantamento do próprio governo, o estado deixou de colher 50 milhões de toneladas de grãos nos últimos 25 anos devido aos períodos estiagem. O investimento será de R$ 225 milhões, e vai servir para a construção de barragens, açudes e canais de distribuição de água.
O "Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada - Mais Água, Mais Renda", tem como objetivo mudar a realidade das lavouras. Hoje, apenas 6% das mais de 400 mil propriedades rurais utilizam algum tipo de irrigação. "A irrigação não desenvolve porque ela estava trancada na burocracia estatal. Com muita dificuldade, os produtores rurais estão levando até quatro anos para obter um licenciamento ambiental, o que desestimula o investimento do produtor. Nós não podemos pensar que possa entrar hoje com um licenciamento de três a quatro anos. Isso é impraticável”, disse o presidente em exercício da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira.
Governo do RS anuncia programa de irrigação nas lavouras (Foto: Caco Argemi/Divulgação, Palácio Piratini)Documento foi assinado no Palácio Piratini
(Foto: Caco Argemi/Divulgação, Palácio Piratini)
Os agricultores e pecuaristas familiares poderão acessar o benefício através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O governo vai pagar 100% da primeira e da última parcela do financiamento. O programa será financiado em 10 anos, com três anos de carência, totalizando sete pagamentos.
Já o produtor médio terá recursos por meio do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), com o governo cobrindo 75% da primeira e da última parcela. O grande produtor que acessar o financiamento via Programa de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem (Moderinfra) terá 50% da primeira e da última parcela subsidiadas.
Ainda de acordo com o governo, projetos de açudes com área alagada de até 10 hectares e áreas de irrigação inferiores a 100 hectares vão ser liberados das licenças ambientais. A ideia é aproveitar nas lavouras os mais de 1,6 mil milímetros de chuva que caem no estado todos os anos. O investimento vai servir para a construção de barragens, açudes e canais de distribuição de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário