MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

Automedicação é a vilã dos casos de intoxicação, diz secretaria do ES


Bacharel em Turismo ficou 18 dias em coma após tomar remédio para febre.
Segundo a Secretaria de Saúde, em 2011, 4500 casos foram notificados.

Leandro Nossa Do G1 ES

Um perigo cada vez mais comum e que muitos desconhecem, a intoxicação por remédios atinge cada vez mais a população capixaba. A bacharel em turismo Bruna Pierre já passou por isso e acredita que esteve bem perto da morte. Quando morava em Vila Velha, na Grande Vitória, em 2005, ela chegou a ficar 18 dias em coma após ter tomado, por conta própria, um remédio para combater a febre. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), cerca de 35% das ocorrências notificadas pelo Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen) cotidianamente se devem à intoxicação por medicamentos. A automedicação é uma das principais causas do problema, segundo a médica Sony Itho.
Bruna ficou 18 dias em coma após utilizar remédio para febre (Foto: Bruna Pierre / Divulgação)Bruna ficou 18 dias em coma após utilizar remédio para febre (Foto: Bruna Pierre / Arquivo)
Bruna conta que passou por momentos difíceis devido a um medicamento tomado. "Tive uma intoxicação decorrida de um remédio que sempre tomei, desde criança. Na época, eu tinha 21 anos, e logo depois que tomei o remédio, comecei a passar muito mal e desmaiei em casa. Tive três paradas cardíacas e duas respiratórias no mesmo dia. Fiquei em coma durante 18 dias, e quando acordei, eu nasci de novo. Tive que reaprender a falar e andar. Fiz fisioterapia e fui ao fonoaudiólogo, foi muito complicado", relembra Bruna, que hoje mora em São José do Rio Preto, em São Paulo.
Tive 3 paradas cardíacas e duas respiratórias no mesmo dia"
Bruna Pierre
A paulista, que viveu em Vila Velha durante quatro anos, diz que até hoje nenhum médico conseguiu explicar como ela adquiriu a intolerância a um remédio que sempre tomou normalmente. "É inexplicável, nenhum médico conseguiu me dar uma resposta. Inclusive, meu caso foi tese de conclusão de curso de dois alunos de enfermagem. Eles só conseguem me dizer que eu sou um milagre", conta.
O estudante capixaba Usalio Pivetta, 22 anos, também passou por uma situação complicada, e revela que o excesso de medicamentos tomados por conta própria o prejudicou. "Tive dengue e o médico me receitou tomar um remédio de 8 em 8 horas ou quando a febre ficasse muito alta. Acabei tomando demais e fiquei com uma intoxicação no fígado, que não conseguiu suportar os medicamentos. Tive uma hepatite medicamentosa e fiquei 15 dias sem medicação, o que agravou minhas dores e febre", conta.
Após intoxicação, Usalio toma cuidado com medicamentos (Foto: Juliana Borges / G1 ES)Após intoxicação, Usalio toma cuidado com
medicamentos (Foto: Juliana Borges / G1 ES)
Remédios vilões
Segundo a médica e coordenadora do Toxcen, Sony Itho, os anti-depressivos são os grandes causadores de intoxicações. "Normalmente, os remédios que agem no sistema nervoso central causam os problemas mais graves. Anti-depressivos, principalmente. Os remédios para dormir, sedativos, anti-psicóticos e medicamentos que diminuem a ansiedade também. Depois desse grupo, os analgésicos, anti-térmicos e xaropes causa mais problemas, só que menos graves", revela.
Para a médica, a falta de informação e o hábito brasileiro de ter uma 'farmacinha' em casa contribuem para o aumento dos casos. "O brasileiro gosta de se automedicar, e as vezes vai fazendo isso até conseguir melhorar, causando excessos", diz. Casos acidentais também são comuns. "As crianças costumam achar um comprimido no chão e tomar, ou pegar remédios escondidos e acabam tomando sem intenção", explica.

Conscientização
Com o mau hábito da automedicação, somente após acontecer um grave problema é que a população se alerta para os riscos, como pode ter sido o caso de Bruna Pierre. Após o coma, ela diz que não toma mais nenhum remédio sem acompanhamento médico. "Ando com uma lista na minha carteira de todos os remédios que me causam problemas. E agora não tomo mais nada sem prescrição", finaliza.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), somente em 2011, cerca de 4.500 casos de intoxicação foram registrados. Para prevenir, o Toxcen disponibiliza atendimento e orientação pelo telefone 0800 2839904. O serviço funciona 24 horas por dia.
 saiba como prevenir intoxicações
- Os medicamentos devem ficar em locais fechados e longe do alcance das crianças;
- Não pratique a automedicação e não use medicamentos orientados por vizinhos, parentes, amigos ou balconistas de farmácias;
- Mantenha os produtos nos seus vidros originais. Não use frascos vazios de um medicamento para guardar outro, pois você poderá se esquecer e utilizá-lo de forma errada.
- No momento da administração, confira a dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário