MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de março de 2012

Ministro da Saúde diz que mutirões podem resolver espera por cirurgias


Alexandre Padilha visitou o Samu de São João da Boa Vista neste domingo.
Novo tomógrafo para a região deve diminuir fila de espera por exames.

Do G1 São Carlos e Região

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fala sobre os problemas na saúde da região (Foto: Reprodução/EPTV)Ministro Padilha fala sobre o problema das
tomografias e cirurgias (Foto: Reprodução/EPTV)
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou na manhã deste domingo (18) o prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, e comentou os problemas na saúde da região relacionados aos exames de tomografias e cirurgias eletivas.
Padilha disse que o tempo de espera para as cirurgias pode diminuir com recursos para a realização de mutirões. No dia 1º de março, uma balconista de 53 anos morreu após esperar sete meses pelo procedimento. “A portaria já está válida desde outubro de 2011. Cabe aos municípios e ao estado apresentar os projetos de mutirões para cirurgias eletivas”, disse.
Sobre a fila de espera para exames de tomografia, que chega a até dois anos em Casa Branca, por exemplo, Padilha disse que o problema será minimizado com o novo tomógrafo de Mogi Guaçu. O equipamento que atendia a cidade e a região está quebrado desde novembro do ano passado. “O prefeito de Mogi Guaçu precisa apresentar um projeto para a liberação de recursos para a compra de um novo tomógrafo. O Ministério da Saúde tem todo o interesse em apoiar os hospitais do interior de São Paulo para reduzir o tempo de espera”, disse.
Samu no interiorOs serviços da Central de Regulação Regional do Samu de São João da Boa Vista, que foi visitada pelo ministro neste domingo, estarão disponíveis para nove cidades da região a partir do dia 2 de abril.
A unidade instalada na sede do Corpo de Bombeiros já está pronta, mas está finalizando a contratação de funcionários. Além de São João, ela vai abranger os municípios de Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Tambaú, Mococa, São José do Rio Pardo, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim e Vargem Grande do Sul, com uma população estimada em 368 mil habitantes.
O serviço contará com 12 ambulâncias espalhadas pelas cidades, sendo que três terão o veículo de atendimento avançado (UTI móvel). “Quando a pessoa aciona o 192, além de chegar a ambulância mais adequada, já é organizado para qual pronto-socorro ela tem que ir. Isso reduz o tempo de espera para atendimento”, explicou o ministro.
O prédio da Central de Regulação Regional do Samu de São João da Boa Vista (Foto: Reprodução/EPTV)O prédio da Central de Regulação Regional do Samu de São João da Boa Vista (Foto: Reprodução/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário