MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de março de 2012

Atestados médicos terão controle eletrônico para evitar fraudes no ES


Empresário apresenta adulterações grosseiras feitas por funcionários.
Conselho informa que médicos emitirão os documentos por um site.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Em um ano, uma empresa da Grande Vitória recebeu mais de 6 mil atestados médicos, que representaram 19 mil dias de funcionários afastados. Segundo o patrão, muitos documentos estavam adulterados. Segundo o Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), são cerca de 15 denúncias de atestados falsos todo mês, no Espírito Santo. Para combater a contravensão, os atestados terão controle eletrônico.
O empresário Antônio Perovano, que tem uma empresa que presta serviços de conservação, disse que, em 2011, teve um prejuízo de R$ 800 mil. Em um dos atestados mostrados pelo empresário, o médico deu um dia de licença médica, mas o funcionário alterou grosseiramente para três dias. Em outro, um dia transformou-se em seis. "Quando é detectada a adulteração, vamos até o consultório do médico, que dá uma declaração de que o atestado foi falsificado. Com isso, abre-se um boletim de ocorrência e a punição pode chegar a demissão por justa causa", explicou Perovano.
Atestado foi adulterado por funcionário (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Atestado foi adulterado por funcionário (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Combate
Atendendo a um pedido das empresas, o presidente do CRM-ES, Osvaldo Pavan, anunciou o controle eletrônico dos documentos. Na tentativa de diminuir as fraudes, o órgão vai criar um selo de certificação e blocos numerados para os atestados médicos. "O médico vai emitir atestados diretamente no site do conselho e o documento vai ficar gravado no sistema", disse Pavan.

Otto Baptista, presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, disse que o atestado médico está sendo banalizado. "As pessoas acham que, com a licença médica, terão um dia de folga. Mas o atestado é um documento importante e tem valor legal. Para emitir atestados, os médicos estão sendo cobrados e até ameaçados por pacientes", afirmou Baptista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário