MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Turistas experimentam os sabores regionais em Cuiabá


Pratos levam peixes de água doce, mas incluem até carne de jacaré.
Visitantes têm muitas opções de restaurantes que oferecem comida típica.

Vivian Lessa Do G1 MT
culinária cuiabana (Foto: Denise Soares/G1)Pratos à base de peixe (Foto: Denise Soares/G1)
"Quem vai a Cuiabá e come cabeça de pacu jamais vai embora", diz um dos ditados populares de Mato Grosso. Não dá para comprovar se os turistas realmente ficam na cidade, mas a qualidade da culinária regional é, de fato, inquestionável.
Pratos com peixes de água doce - como o pacu, matrinxã, pintado e piraputanga - são predominantes, mas vale ressaltar que o cardápio cuiabano incluem outras delícias. O bolo de arroz, o furrundú (doce de mamão), a rapadura e os escaldados são algumas das opções que mais agradam os visitantes.
Tradição
Nem bem o dia amanhece, dona Eulália da Silva Soares, de 78 anos, já inicia o trabalho na cozinha. Desde 1958, quando sua família se mudou da Zona Rural para  Cuiabá, a cozinheira dedica seu tempo ao preparo de bolos de arroz. “Era para ajudar na renda familiar. Quando comecei fazer os bolos, contratava pessoas para vender na porta dos colégios.” A receita atravessou gerações.
Hoje, no local onde são comercializados os produtos, o cliente pode pedir, além do bolo de arroz, o bolo de queijo e a chipa. Cada produto custa R$ 2. No caso das bebidas (leite, café, e chocolate), é cobrado R$ 1 por pessoa. Entre os fornos a lenha e as mesas bem postas, as fotos nas paredes contam a história de dona Eulália e seu famoso bolo de arroz.
Na hora do almoço, uma boa opção é o Regionalíssimo. O nome retrata bem o que o restaurante oferece: comida regional. Isso inclui Maria Isabel (arroz com carne), farofa de banana, paçoca, arroz com pequi, mojica de pintado, escondidinho de pacu defumado e salada de manga com pacu. O estabelecimento fica também em um local estratégico, dentro do Museu do Rio, ao lado do Aquário municipal.
O proprietário, Jean Biancardini, conta que o restaurante foi criado como um projeto de governo de Júlio Campos, em 1982, e que passou a administrar o empreendimento em 1999. “A ideia era abrir um restaurante focado somente com comida regional”, salienta Jean. A intervenção governamental durou até 2004, quando Biancardini passou a ser definitivamente o dono do restaurante, mas sem alterar o ideal do projeto. Os resultados podem ser observados diariamente. “Atendemos empresários, turistas e os próprios moradores da região de terça a domingo, das 11h às 14h30”.
O médico Antonio Bessa, de 27 anos, trouxe a família do Sul do país para saborear as comidas típicas de Cuiabá. “Eles não poderiam sair de Cuiabá sem experimentar o peixe”. A cientista política Eloíse Bessa, de Brasília, não resistiu à farofa de banana. A professora Regina Sanches, de Pelotas, no Rio Grande do Sul, aprovou a mojica de pintado. “O peixe que comemos aqui é muito diferente e mais saborosol”, conta.
Na baixada cuiabana, cidades vizinhas à capital, o turista pode visitar os restaurantes localizados em Bom Sucesso e na Passagem da Conceição, ambos distritos de Várzea Grande, que integram a Rota do Peixe.
Na peixaria 4R, que fica em Bom Sucesso, a proprietária Rose Magalhães da Rosa, conta que o atendimento é voltado para o turista. Ela ressalta que nos finais de semana chega a receber cerca de 200 clientes.
Doce de mamão, de abóbora e rapadura são alguns dos doces típicos de Cuiabá (Foto: Denise Soares/G1 MT )Doce de mamão, de abóbora e rapadura são alguns dos doces típicos de Cuiabá (Foto: Denise Soares/G1 MT )
A variedade de peixes e as diferentes formas de preparo é que também destaca na Peixaria Lélis, que há oito anos é referência em Cuiabá. “A ideia de montar o restaurante veio junto com a necessidade de ter na cidade um local que oferecesse todos os tipos de peixes típicos não só de Cuiabá, mas de Mato Grosso. Temos o pirarucu que é típico do Vale do Araguaia, o matrinxã encontrado em Alta Floresta”, conta o dono Lélis Fonseca Silva.
Outro prato típico diferente, mas que merece destaque é a carne de jacaré. “O turista gosta de novidades. Em determinadas épocas, 85% dos clientes são turistas”, diz Silva. O horário de funcionamento de segunda a sextas é das 18h30 a meia noite.
Mas, se a fome bateu na madrugada, o ponto de encontro mais conhecido é o restaurante Choppão, que fica aberto das 10 horas “até o último cliente sair”, garante o proprietário Fernando Quaresma. O estabelecimento existe há quase 40 anos e já passou por três administrações diferentes, porém o nome nunca foi modificado. O serviço é a la carte.
É ali que os cuiabanos e visitantes se reúnem para provar o mais tradicional prato da casa, o escaldado. “É um prato típico de Goiás que virou tradição em Cuiabá”, conta Quaresma.
O roteiro gastronômico não para por aí. Na cidade, o turista não pode deixar de conhecer outros bares e restaurantes  localizados na Praça Popular, que fazem um mix de tradição regional e culturas de outros estados e países.
Turismo em Cuiabá (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário