MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Seminário discute soluções para problemas indígenas no Amazonas


Alcoolismo, preconceito e suicídios entre indígenas entraram na pauta.
Ações planejam estruturar rede escolar indígena.

Do G1 AM

Ações de combate ao aumento no consumo de bebidas alcoólicas, preconceito, suicídios e homicídios entre indígenas dos municípios de Eirunepé, Carauari, Ipixuna, Envira e Itamarati, no interior do Amazonas serão realizadas por instituições públicas, entre elas, a Secretaria de Estado para povos indígenas (Seind). A agenda conjunta de trabalho foi construída durante o 1º Seminário de Educação Escolar Indígena do Território Etnoeducacional Juruá-Purus, realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro, em Eirunepé, a 1.245 km de Manaus.
Entre as ações previstas estão a realização de campanhas promocionais e educacionais dos direitos e da cultura indígenas, com intercâmbio de estudantes, elaboração de cartilhas e um evento, previsto para o mês de abril nos municípios, com palestras, seminários, atividades esportivas e culturais, feiras de artesanato e culinária, debates e serviços de cidadania, como expedição de documentos, entre outros.
No seminário também foram propostas ações que abordam a viabilização de transporte para a merenda escolar dos municípios às aldeias, a formação de professores indígenas por meio do magistério e licenciatura intercultural para estruturação da rede escolar indígena.
Os participantes do evento encaminharam documentação aos setores competentes, reivindicando o fortalecimento da Funai na região e requisitando a presença de promotores públicos nos municípios para a solução de pequenas causas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário