MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ponto Turístico de Salvador, Mercado Modelo completa 100 anos


Tradicional centro de compras de artesanato foi inaugurado em 1912.
Local passou por reforma após pegar fogo por cinco vezes.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

Além da festa de Iemanjá, nesta quinta-feira (2), também estão sendo comemorados os 100 anos do Mercado Modelo. O tradicional centro de compras de artesanato está nos livros de Jorge Amado e é um dos principais cartões postais de Salvador.
Desde sua inauguração em 1912 até hoje, o Mercado Modelo pegou fogo cinco vezes. Para abrigar o novo mercado, o arquiteto Paulo Armindo de Azevedo gerenciou uma reforma levando em consideração a segurança diante de tantos incêndios que aconteceram no local. Durante a reconstrução, os engenheiros foram surpreendidos com a descoberta dos subterrâneos do mercado, que tinham sido aterrados e ficaram por muito tempo escondidos.
Durante muitos anos se acreditou que era ali que ficavam os negros que chegavam da África para serem escravizados nos canaviais do Recôncavo Baiano, mas, segundo os estudiosos, o lugar era usado para atracação de pequenas embarcações nos tempos da alfândega. Hoje uma bomba controla o minadouro para que a água do mar não suba tanto. O subterrâneo do mercado virou atração turística.
Com tanta história, o Mercado Modelo virou cenário de diversas obras do escritor baiano Jorge Amado, como os livros Capitães da Areia, Mar Morto e Tenda dos Milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário