MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PE lança programa que vai dar 304 bolsas de estudo na área de Saúde


FormaSUS vai funcionar nos moldes do Prouni.
Vagas são para 17 centros de ensino superior e 34 de nível técnico.

Katherine Coutinho Do G1 PE

Eduardo Campos lançou FarmaSUS nesta quarta. (Foto: Katherine Coutinho / G1PE)Eduardo Campos lançou FormaSUS nesta quarta.
(Foto: Katherine Coutinho / G1PE)
Os alunos que cursaram o ensino médio na rede pública de Pernambuco ou foram bolsistas na rede particular e sonham com a formação profissional na área de Saúde ganham do Governo do Estado um incentivo. O programa de Formação para o Sistema Único de Saúde (FormaSUS) vai disponibilizar anualmente 304 bolsas integrais de estudo para cursos técnicos e faculdades em áreas como medicina, enfermagem, odontologia e análises clínicas, na rede particular de ensino.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) pelo governador Eduardo Campos. O FormaSUS vai contar com 17 centros de ensino superior e 34 de nível técnico associados, seguindo os moldes do Programa Universidade Para Todos (Prouni), do Governo Federal. "Você não faz saúde se não tiver recursos humanos", lembra o governador, que ressalta a importância desse programa para aumentar a oferta de mão de obra no SUS. "Esperamos formar esse jovem e que ele possa olhar para os pobres, para o Estado, e tratá-lo com dedicação", acredita Eduardo.
O crescimento da demanda por profissionais especializados faz com que a parceria com as entidades particulares seja essencial para a continuidade do desenvolvimento do estado. "Precisamos formar cada vez mais pessoas para atender à demanda. Lutamos pela democracia com inclusão social e, para isso, precisamos também do envolvimento e desenvolvimento das faculdades particulares", pondera o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira.
O programa é uma espécie de contrapartida por parte das instituições privadas, já que a rede estadual de Saúde oferece, gratuitamente, 3.043 vagas de estágio curricular obrigatório a alunos da graduação, que assistem a aulas e aprendem na prática em atividades desenvolvidas em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e laboratórios.
A cerimônia de lançamento contou também com representantes das entidades particulares, que defenderam a parceria com o Governo do Estado. “Nós vivemos em uma sociedade globalizada, onde o conhecimento é ferramenta de poder. Nenhum país sai do subdesenvolvimento para o desenvolvimento sem investir em educação”, acredita o presidente da Associação Brasileira das Faculdades Isoladas e Integradas, José Janguiê Diniz.
O reforço na formação de profissionais da área de saúde visa beneficiar tanto as necessidades do Governo Estadual como dos municípios. “Precisamos cuidar das crianças desde o atendimento materno-infantil, trabalhando a educação e a saúde desde o início”, defende Eduardo Campos.
As bolsas vão ser divididas em duas categorias. A primeira, de ensino superior, contemplando cursos como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Biomedicina, Serviço Social e Psicologia. Os cursos técnicos são nas áreas de enfermagem, radiologia, análises clínicas, segurança do trabalho e saúde bucal.
A seleção será feita através do Prouni, tendo como pré-requisito o estudante ter cursado o ensino médio na rede pública de Pernambuco ou ter sido bolsista integral na rede particular, além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pretender cursar uma das formações da área de Saúde.

Um comentário: