MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Passeio revela a arquitetura e o paisagismo do Recife nos anos 50


Visita mostra edifícios no centro da cidade e no bairro de Boa Viagem.
Campus da UFPE e a Praça Fleming também entram no roteiro.

Do G1 PE

Campus da UFPE será visitado (Foto: Vanessa Bahé / G1)Campus da UFPE está no roteiro do programa
'Conheça o Recife' (Foto: Vanessa Bahé / G1)
O programa Conheça o Recife ganha mais um edição neste sábado (4), com o circuito "Arquitetura e Paisagismo dos Anos 50", que conta a história da capital pernambucana no ponto de vista dos exemplares arquitetônicos e paisagísticos dessa época, disponíveis na cidade.

Será um passeio panorâmico, iniciado pelo Edifício Capibaribe, localizado na Rua da Aurora, e considerado o primeiro edifício residencial para classe média e alta no Recife. Depois, a visita segue para o Edifício Walfrido Antunes, na Rua Gervásio Pires, que lançou na cidade o uso de comercial e residencial numa edificação só, e para Escola Sylvio Rabelo, na Avenida Cruz Cabugá, que tem famosas colunas em “V”.

No bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, outros dois famosos edifícios símbolos dos anos 50 serão visitados. São os edifícios Acaiaca e Califórnia, ambos na Avenida Boa Viagem, de frente para o mar.

Em relação ao paisagismo, o primeiro ponto abordado no passeio será o campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que tem um plano urbanístico concebido entre 1949 e 1955. A Praça Fleming, no bairro da Jaqueira, projetada pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi, também será visitada. Por fim, as praças Ministro Salgado Filho, em frente ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, e a Faria Neves, em frente ao Horto de Dois irmãos, receberão turistas e recifenses. As duas foram planejadas pelo paisagista Burle Marx.

Os interessados em participar devem ligar para o número 3355.8847, para fazer a reserva da vaga, pois o número de pessoas que podem participar do passeio é limitado. A organização do evento pede que os participantes levem um pacote de biscoito, para ser doado ao setor de oncologia pediátrica do Imip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário