MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

No sul da BA, produtividade e preço desanimam produtores de cacau


Agricultores estão descontentes com a safra deste ano.
Produção vai ser menor e preço pago está abaixo do esperado.

Do Globo Rural

A agricultora Elizabete Cerqueira planta cacau em 200 hectares, no município baiano de Ilhéus e conta que o preço de venda do fruto nesta safra caiu bastante. “Há três meses estava R$ 92, agora está R$ 67 o preço da arroba. A conta não fecha”.
Águido Muniz também é produtor de cacau e está preocupado. “Além da queda no preço, houve aumento nos custos de produção, o preço dos insumos encareceu a atividade. A situação do cacau no sul da Bahia é extremamente preocupante”.
Além do preço baixo, a safra de cacau também foi menor. De acordo com a Ceplac, na Bahia, deve encerrar em 118 mil toneladas. O clima não ajudou e prejudicou as lavouras, faltou chuva na época que precisava de umidade e sobrou quando o cacau precisava de sol e calor. Resultado: 23% de redução em relação à produção anterior.
Elizabete lamenta a situação e faz as contas. “Mesmo com todas as inovações que vínhamos fazendo, o mercado este ano está muito fraco”.
O preço do cacau sofre grande influência do mercado internacional. Na Bolsa de Nova York, na quarta-feira (01), o produto registrou queda de 2,8%.
O economista da Ceplac, Antônio Zugaib, explica que em relação a 2011, o preço do cacau na Bolsa de Nova York está mais baixo em torno de 32%.
Segundo Zugaib, a Organização Internacional do Cacau diz que vai haver um superávit de 341 mil toneladas, que faz com que os estoques mundiais passem de 1,493 milhão para 1,830 milhão de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário