MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

No CE, cultivo da banana melhora a vida de pequenos agricultores


Trabalhadores rurais de Limoeiro do Norte resolveram virar patrões.
Eles adquiriram uma área e começaram a cultivar banana.

Do Globo Rural
Bananeiras a perder de vista, 24 hectares pertencem a 12 famílias do assentamento Fazenda Cajueiro, na chapada do Apodi, há 32 quilômetros do centro de Limoeiro do Norte.
O plantio começou há quase um ano. Os moradores da região há tempos enfrentavam dificuldade por causa da pouca renda que conseguiam com trabalhos realizados nas fazendas até que decidiram buscar o crédito fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A vida agora começa a melhorar. Chegou a hora da primeira colheita, de onde sairão bananas pacovã para Tianguá, Fortaleza e Natal. Os clientes se encarregam de buscar a produção, mas a colheita fica por conta dos produtores. O momento bom é dividido com outros trabalhadores, que foram chamados para ajudar no trabalho.
Para conseguir dar conta de atender os novos clientes, os agricultores foram em busca de conhecimento técnico sobre a forma adequada de condução do plantio.
Os agricultores do assentamento vendem o quilo da banana a R$ 0,45. Todo mundo se ajuda e nada se perde. Mesmo as bananas que não estão no perfil de distribuição recebem um destino, seguem para as casas dos agricultores, onde vão se transformar em doces que dão um toque a mais à renda das famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário