MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fernando Meirelles desfilará sobre grua em escola de samba de SP


Águia de Ouro irá falar sobre a Tropicália no Sambódromo do Anhembi.
'Vida é muito curta', diz cineasta sobre o que o levou a aceitar convite.

Do G1 SP

Gruas onde irão desfilar Fernando Meirelles e o filho dele (Foto: Raul Zito/G1)Gruas onde irão desfilar Fernando Meirelles e o filho dele (Foto: Raul Zito/G1)
O cineasta Fernando Meirelles irá estrear no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, no desfile da escola de samba Águia de Ouro. Ele decidiu aceitar o convite para ser uma das estrelas da agremiação, que desfilará no sábado (18), segundo dia do carnaval paulistano, e terá como enredo "Tropicália da paz e do amor! O movimento que não acabou".
“A vida é muito curta. O tema da escola é Tropicália, assunto que me interessa e sobre o qual coproduzi um longa no ano passado. Será a minha estreia [no Sambódromo] e despedida ao mesmo tempo, a menos que goste tanto e decida me candidatar a carnavalesco nos próximos anos”, brincou Meirelles, em entrevista por e-mail ao G1.
O diretor de cinema irá desfilar no 4º carro da escola, o “Multitropicalismo, caldeirão cultural”, só que em um ponto nada convencional: ele e o filho estarão sobre duas gruas suspensas no carro, gravando a movimentação nas arquibancadas e na passarela do Anhembi. Tudo será transmitido em um telão montado no mesmo carro.
“Eu e meu filho vamos estar no melhor ponto de vista para ver o desfile. A grua vai passar por cima do público nas arquibancadas, depois chega a 13 metros de altura e ainda pode descer até a pista na altura dos passistas. Muitos pontos de vista num mesmo desfile”, disse Meirelles. Ele afirmou que o lugar onde estará foi decisivo para aceitar o convite. “Vão me colocar sentado, escondido atrás de uma câmera, onde não preciso fingir que sei sambar. E também não vou estar de sunga, mas de calça comprida, camisa e colete.”
Fernando Meirelles no set do filme 'Ensaio sobre a cegueira', de 2008. (Foto: Divulgação)Diretor brasileiro Fernando Meirelles, em imagem
feita em set de gravação (Foto: Divulgação)
O carnavalesco da Águia de Ouro, Cláudio Cebola, comemorou muito a presença do cineasta em seu desfile. “Fernando está me dando um presente enorme”, afirmou. Ele contou que trechos do longa ainda inédito sobre o tema serão projetados em um telão no carro abre-alas da escola de samba.
"Tropicália"
O longa com coprodução de Meirelles tem direção de Marcelo Machado e deve estrear em abril. O cineasta disse que entrou no projeto pelo interesse em rever o período em que surgiu o movimento.
“Em 1968 tinha 12 anos, me fascinava a postura daqueles caras, suas músicas, sua ‘loucura’, a ideia de que tudo pode, de que guitarra combina com samba e que chiclete pode combinar com bananas. Entrei no projeto pelo interesse em rever o período e pelo fato de o Marcelo Machado ter topado dirigi-lo. Ele é muito ligado em música, pesquisador sério, sabia que faria um lindo trabalho e não me enganei.”
Cebola disse que também estão confirmadas no desfile as presenças de Caetano Veloso, Rita Lee, Ângela Maria, Tony Tornado e Cauby Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário