MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Feira tecnológica traz novidades a produtores de arroz do RS


Evento marca a abertura da colheita do grão no estado.
Rio Grande do Sul é o principal produtor de arroz do país.

Do Globo Rural

As atividades são realizadas no centro de eventos de Restinga Seca, na região central do estado. Os produtores podem participar de palestras e oficinas e acompanhar as novidades do agronegócio. Uma das inovações é a produção de uma qualidade de arroz para transformar em etanol. O projeto é uma parceira entre a Embrapa e a Federarroz.
“Nós temos a ideia que daqui a dois anos a primeira biorefinaria esteja completada e nós tenhamos uma fabricação em torno de 300 milhões de litros por ano”, explica José Carlos Dias, diretor técnico da Federarroz.
A colheita começa com expectativa porque agricultores esperam preços melhores este ano. A saca de 50 quilos de arroz é negociada por R$ 27, com um aumento de R$ 10 em relação ao início da safra passada.
O agricultor Dilmar Bolzan, que está confiante, acredita que está produção será a melhor dos últimos anos. “Em 2011 tivemos uma safra razoavelmente boa. Tivemos muitos problemas de preço, abaixo do custo de mercado. Este ano, estamos com perspectiva de melhores preços ainda”, diz.
Este ano, a área plantada ocupada pelo arroz no Rio Grande do Sul é 10%. Com a redução de plantio, o estado deve colher cerca de oito milhões de toneladas do cereal, com redução de um milhão em relação à safra passada.
“Em algumas regiões há problemas com irrigação, principalmente nas áreas que dependem de arroio ou mesmo em algumas áreas em que os agricultores plantaram acima da capacidade em casos de açudes. Mas a gente acredita que a situação seja pontual e que isso significa pouco em termos da expectativa do potencial produtivo inicialmente previsto para o estado”, explica Rui Ragagnin, agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz.
A feira termina no sábado (25), com a abertura oficial da 25ª festa da colheita do arroz no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário