MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Distribuidoras dos EUA temem que nova lei faça carro 'verde' encalhar


Meta é que consumo médio de carros do país chegue a 23 km/l até 2025.
Para 'Fenabrave' dos EUA, não significa que carro ecológico venderá mais.

Priscila Dal Poggeto Do G1, em Las Vegas (EUA) – A jornalista viajou a convite da Fenabrave

Até 2025, os carros novos vendidos nos Estados Unidos terão de render 54,5 milhas por galão de combustível ou 23,17 km/l , na média final de consumo de cada marca. A meta, estabelecida pelo governo de Barack Obama, pode dar a ideia de que veículos menos poluentes, como híbridos (com um motor elétrico e outro a combustão) e elétricos, serão mais consumidos. Porém, para a entidade que representa os distribuidores de carros no país, o tiro pode sair pela culatra. Isso porque o custo da tecnologia "verde" poderia "espantar os consumidores", como afirmou Bill P. Underriner, o presidente da "Fenabrave" dos EUA, chamada Nada.
Nesta segunda-feira (6), no encerramento do congresso que realiza em Las Vegas, a Nada estimou que os distribuidores podem perder 7 milhões de consumidores, que não teriam condição de comprar um carro com novas tecnologias "eco".
A entidade diz que tentará mudar a regra junto ao Congresso americana, com base no fato de que a rede de distribuição de veículos do país emprega 1 milhão de pessoas.
Por enquanto, a aceitação de veículos elétricos e híbridos é baixa nos EUA, tanto é que a oferta destes produtos no país não passa de 2% do mercado total de carros (abrangendo Chevrolet Volt, Nissan Leaf e modelos híbridos).
"Para chegar ao que o governo quer, 20% da frota atual terá de ser híbrida, híbrida plug-in ou elétrica", disse Underriner a jornalistas brasileiros durante o congresso. Mas, como o cálculo da meta de economia de combustível para 2025 é feito utilizando a média de consumo do portfólio das marcas hoje, o consumidor poderá optar por modelos mais baratos, porém mais poluentes, e acabar "encalhando" os elétricos e os híbridos.
Sem bônus do governo sobre impostos, o Chevrolet Volt sai por cerca de US$ 40 mil e o Leaf, US$ 20 mil.
Como as marcas se preparamDurante o congresso, que terminou nesta segunda, o CEO do grupo Fiat, Sergio Marchionne, afirmou que a Chrysler está preparada para a mudança tecnológica e que os investimentos já foram feitos pelo grupo. O italiano fez referência ao Fiat 500 elétrico, que será lançado neste ano no mercado americano, e ao motor tetrafuel vendido no Brasil, que aceita GNV, gasolina pura, gasolina com etanol anidro e etanol hidratado.
A concorrente Ford começou a divulgação do Focus elétrico, enquanto a GM tenta mostrar a seus clientes que o híbrido Volt é seguro, após o órgão federal de segurança NHTSA chegar a questionar o funcionamento da bateria que alimenta o motor peincipal do carro.
Fora isso, propulsores a combustão mais eficientes e menores já começam a virar maioria sob o capô dos carros americanos, aposentando, paulatinamente, os "beberrões" V8 -o que também ajuda a atingir a futura média exigida.
Apesar de todo o movimento da indústria, os preços desses próximos lançamentos ainda são mantidos em segredo.

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