MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Apicultores de SP estão satisfeitos com colheita do mel de eucalipto


Começou a colheita na região de Capão Bonito, em São Paulo.
Expectativa é que este ano a produção seja 20% maior.

Do Globo Rural

Os eucaliptos começaram a florescer e os apicultores Antônio e Edna estão preparados para mais uma safra de mel.
O pico da florada do eucalipto dura cerca de um mês e vai até o início de abril. Para os apicultores da região é a melhor época para trabalhar e aumentar a renda da família.
A maior parte das colmeias de Capão Bonito, no sudoeste paulista, fica em florestas de eucaliptos. Os produtores fizeram um acordo com a empresa dona das plantações e deixam as caixas perto das árvores, onde as abelhas encontram alimento. Só no ano passado, foram colhidas 100 toneladas de mel de eucalipto no município.
Luiz Antônio da Silva é vigilante e há seis anos comprou oito colmeias. Agora ele já têm 50 e consegue produzir três toneladas de mel por ano.
Em 2012, os apicultores esperam uma produção 20% maior, resultado que tem a ver com o período menos chuvoso e com o manejo que eles adotaram.
Na associação, os próprios produtores preparam as caixas que vão receber os enxames. Elas são marcadas para identificar os donos e ganham tratamento com óleo vegetal e cera de abelha.
Os apicultores também são responsáveis pela retirada do mel dos favos e por deixá-los prontos para venda.
"O mel de Capão Bonito sai como orgânico para a União Europeia através de uma exportadora brasileira”, explica Carmo Contieri, presidente da Associação de Apicultores.
Nas escolas de Capão Bonito, o alimento faz sucesso. Para o programa da merenda escolar do município, a associação vende o quilo do mel por R$ 15. Já o programa de aquisição de alimentos do Governo Federal paga menos: R$ 6 o quilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário