MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ano eleitoral e reajuste dominam 1º dia de parlamentares em Pernambuco


Na Assembleia, expectativas para o ano de 2012 foram o principal assunto.
Reajuste no salário dos vereadores do Recife gerou protestos e discussão.

Do G1 PE

Os políticos pernambucanos e recifenses voltaram a exercer suas funções na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Vereadores nesta quarta-feira (1º). Os deputados estaduais acompanharam a leitura da mensagem enviada pelo governador Eduardo Campos e trataram das expectativas para o ano de 2012. Já os vereadores do Recife enfrentaram um protesto contra o aumento de 62% nos salários, aprovado por eles.

A primeira sessão do ano no Palácio Joaquim Nabuco, sede do poder legislativo estadual, foi aberta pelo presidente da Assembleia, o deputado Guilherme Uchôa (PDT). Ele pediu a colaboração dos parlamentares da casa, pois acha que 2012 será um ano difícil. “É um ano político. As eleições municipais vão ocorrer este ano. Todos nós precisamos dar apoio às nossas bases políticas, mas isso não vai comprometer de maneira alguma a continuação dos trabalhos da Assembleia Legislativa, porque vamos saber separar, tratar dos assuntos de Pernambuco e do apoio às bases”, contou.

Os 36 deputados que estiveram presentes acompanharam as expectativas para o ano, tanto da oposição como do governo. “De fato é um ano diferente por causa das eleições municipais, mas nós temos que garantir o funcionamento normal da Assembleia para que ela possa cumprir seu papel”, falou o deputado Waldemar Borges (PSB), líder do governo na casa. “Nós temos vários companheiros que são candidatos a prefeito, mas nós vamos procurar estabelecer metas de trabalho para que a gente possa cumprir com nossas obrigações”, informou o líder da oposição, o deputado Antônio Moraes (PSDB).

Vereadores
O clima na Câmara de Vereadores do Recife, entretanto, foi um pouco mais tenso. Por conta do aumento no salário dos parlamentares, que começa a vigorar a partir de 2013, manifestantes ocuparam a rua em frente à instituição. Dentro do plenário, os vereadores do Recife davam início ao ano legislativo também falando sobre o assunto.

A vereadora Priscila Krause (DEM) tinha votado a favor do aumento, mas depois resolveu repensar sua decisão. “A gente tem que estar atento à repercussão dos nossos atos perante a opinião pública. É uma determinação legal, a própria câmara precisa estabelecer a remuneração da legislatura seguinte. Se correu essa votação de uma maneira como se fosse um assunto irrelevante, o que não é", falou. A vereadora disse ainda que o estabelecimento da remuneração da legislatura seguinte atende a uma solicitação legal.

“Nós acompanhamos todas as causas legislativas. Então a matéria já foi aprovada e já foram dadas as devidas explicações. E a discussão maior que temos nesse semestre é justamente os projetos prioritários para a cidade do Recife , inclusive um deles, que já está em discussão, é o plano de mobilidade e acessibilidade, que nós vamos dar total prioridade para concluir ainda neste semestre”, concluiu o presidente da Câmara, o vereador Jurandir Liberal (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário