MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

94 fazendas são atingidas por novo vírus na França, segundo instituição


Vírus Schmallenberg afeta bovinos, ovinos e caprinos, diz Cirad.
Também há casos na Bélgica, Reino Unido e Holanda.

Da Agência Estado
Um novo vírus que atinge bovinos, ovinos e caprinos foi encontrado em 94 fazendas no norte da França, de acordo com uma agência de pesquisa francesa. O vírus Schmallenberg, que foi descoberto no ano passado em cidade de mesmo nome na Alemanha, causa diarreia, diminui a produção de leite e provoca defeitos em fetos de seres humanos, cordeiros e bezerros, de acordo com o Centro Internacional de Cooperação e Desenvolvimento de Pesquisa em Agricultura (Cirad).
O vírus causa diarreia, diminui a produção de leite e provoca defeitos em fetos de seres humanos, cordeiros e bezerros
Também foram identificados casos na Bélgica, no Reino Unido e na Holanda. O vírus provavelmente é transmitido por moscas e mosquitos e pode ter se espalhado "amplamente" no último verão, antes de ter sido detectado, segundo o Cirad.
Em 1º de fevereiro, o Instituto Federal de Pesquisa de Saúde Animal Friedrich Loeffler disse que 186 fazendas na Alemanha foram atingidas, ante 51 há cinco dias.
Até 26 de janeiro, 76 fazendas na Holanda foram afetadas. A Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), que monitora o comércio de animais entre países, disse que está acompanhando de perto os casos.
O vírus não é uma "doença listada", explicou a OIE à France Presse, referindo-se a doenças sobre as quais Estados membros precisam notificar a agência quando detectam surtos.
No entanto, "os países foram muito proativos e transparentes na notificação à OIE sobre o aparecimento do vírus Schmallenberg em seus territórios. A supervisão e o controle da doença provaram ter funcionado muito bem", afirmou.
"A OIE está monitorando a situação muito de perto e decidiu reunir um grupo de especialistas nesta semana para analisar o conhecimento atual (que têm sobre a doença)", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário