MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de março de 2012

Turistas encontram sossego e adrenalina nas paisagens de Itacaré


Praticantes do rafting e do surfe vão à cidade em busca de aventura.
Após lua de mel, casal trocou Londrina, PR, pela cidade litorânea da Bahia.

Brenda Coelho Do G1 BA
Itacaré: Crhistiano Fraguas, surfista (Foto: Crhistiano Fraguas/ Arquivo Pessoal)Para Spirro, Itacaré é um dos melhores locais para
surfar (Foto: Crhistiano Fraguas/ Arquivo Pessoal)
Itacaré, situada na região sul da Bahia, une belezas naturais e destinos de aventura: são 14 praias principais, rios, cachoeiras e a Mata Atlântica preservada, que conquistam turistas de todo o mundo em busca de sossego ou de programas como o surfe e o rafting.
O mar calmo e o ambiente familiar da Praia da Concha foram os atrativos para que Fabiana optasse pelo local, entre tantas paisagens, para montar uma cabana com o marido, Leonardo. Eles se casaram em 2006 e escolheram Itacaré para passar a lua de mel. “Morávamos em Londrina, interior do Paraná e decidimos passar a lua de mel em um lugar que não sabíamos bem como era, mas que amigos nos disseram ser muito legal”, lembra Fabiana.
O casal diz que ficou tão encantado com as belezas naturais da cidade, localizada na região conhecida como Costa do Cacau, que decidiu voltar um ano depois para comemorar o primeiro aniversário de casamento. “Achamos tudo incrivelmente lindo e tomamos essa decisão porque não tínhamos conseguido conhecer todos os atrativos de Itacaré em apenas uma semana”, conta Fabiana.
Da segunda viagem até a decisão de morar definitivamente em Itacaré passaram-se apenas alguns meses. Em junho de 2007, o casal deixou suas atividades em Londrina e se mudou para o município baiano.
“Começou como uma brincadeira. Lembro que depois de um dia atribulado, certa vez disse ao meu marido: ‘E se me der na telha eu me mudo pra Itacaré!’. E ele retrucou: ‘Se você for eu vou também!’. Depois desse dia, sempre que estávamos estressados ou de saco cheio de alguma coisa, dizíamos isso, brincando”, comenta Fabiana.
Foi a mãe de Leonardo quem deu um incentivo a mais ao casal ao perguntar em um tom mais sério se de fato se mudaria para o interior da Bahia. “Um de nós respondeu que iria e então a semente estava plantada. Começamos a pensar em que tipo de negócio gostaríamos de trabalhar, como faríamos isso, enfim. Viemos em abril de 2007 para procurar um ponto para instalar o nosso bistrô, mas por fim acabamos nos encantando pela cabana de praia que vimos na Praia da Concha e aqui estamos até hoje!”, diz.
Itacaré: Praia da Concha com Farol Quadrado (Foto: Divulgação/ Setur) Águas calmas caracterizam a Praia da Concha (Foto: Divulgação/ Setur)
A Praia da Concha fica na área mais urbana de Itacaré e é formada pelo encontro do mar com o Rio de Contas, que nasce na Chapada Diamantina. Suas águas calmas costumam receber a prática de esportes náuticos como caiaque e canoagem. É nessa praia que está o farol quadrado, uma das paisagens mais fotografadas da cidade.
Itacaré: Leonardo e Fabiana (Foto: Arquivo Pessoal/ Fabiana Gracioli)Leonardo e Fabiana deixaram Londrina para viver
em Itacaré (Foto: Arquivo Pessoal/ Fabiana Gracioli)
A cidade também é frequentada por esportistas, interessados em boas ondas para o surfe ou em praticar o turismo de aventura. O baiano Crhistiano Fraguas, mais conhecido como "Spirro", já disputou campeonatos de surf em todo o mundo, mas garante que Itacaré tem algumas das melhores praias para praticar o esporte.
"A minha preferida é a Prainha, uma das praias mais bonitas que já conheci e olhe que eu já viajei o mundo! As ondas são excelentes, além do visual incrível! A Praia de Jeribucaçu, essa é inesquecível... um rio desemboca no canto da praia, tem uma areia fina e branca, excelente para caminhar, se banhar no rio e tomar uma água de coco, e as ondas são muito radicais", descreve Spirro.
O esportista, que mantém uma escola de surf, conta que já viajou dezenas de vezes para a cidade, tanto para participar de competições quanto para passear com a família. "Fiz a primeira viagem aos 14 anos. Itacaré é um lugar completo, tem aventura, ação com diversos esportes, descanso e muitas paisagens, além de você comer super bem nos diversos restaurantes típicos da região... só de falar já estou com vontade de voltar!", declara.
Itacaré: Prainha (Foto: Brenda Coelho/ G1BA)Prainha está entre as paisagens preferidas do surfista Crhistiano 'Spirro' (Foto: Brenda Coelho/ G1BA)
Estrutura
Com uma área de 730 km², Itacaré lembra uma vila. O Centro e o bairro Pituba reúnem boa parte do comércio, além dos locais para hospedagem, restaurantes e empresas que oferecem passeios turísticos. As praias são divididas nas urbanas, cujo acesso é possível de automóvel, e rurais, onde é possível chegar por meio de trilhas.
Praias urbanas
Além da Praia da Concha, Resende, Tiririca e Ribeira também estão entre os locais que costumam impressionar os turistas por suas belezas naturais. A Rua Pedro Longo ou Caminho das Praias interliga as principais praias urbanas.
Próxima ao centro da cidade, Resende possui piscinas naturais para os que optam por um banho de mar, mas também oferece boas ondas para o surf. Já a Tiririca é mais frequentada pelos surfistas, por causa de suas ondas fortes. Campeonatos de surf são realizados no local.
Praias rurais
Há ainda praias mais distantes, que muitas vezes surpreendem os visitantes com encontros com o rio ou cachoeiras entre uma trilha e outra.
Itacaré: Praia da Engenhoca (Foto: Ida Sandes/ G1BA)Trilha com belas paisagens dá acesso à Praia da Engenhoca (Foto: Ida Sandes/ G1BA)
Cercada por coqueiros e mata atlântica, a praia da Engenhoca é mais um local bastante frequentado por surfistas. Para chegar à praia é preciso caminhar por cerca de 20 minutos em uma trilha, de onde é possível apreciar a costa rochosa e o mar.
Itacaré: Praia Havaizinho (Foto: Ida Sandes/ G1BA)Praia do Havaizinho é caracterizada pelas ondas fortes (Foto: Ida Sandes/ G1BA)
A Praia do Havaizinho é formada por pequenas enseadas separadas por recifes e também é caracterizada pelas ondas fortes. O acesso é feito pela mesma trilha que leva à praia da Engenhoca.
Itacaré: Cachoeira da Usina (Foto: Brenda Coelho/ G1)Cachoeira da Usina forma piscina natural ideal para o banho (Foto: Brenda Coelho/ G1BA)
Cachoeiras 
Diversas cachoeiras oferecem desde banhos relaxantes até atividades mais radicais, como o rappel. Saindo de Itacaré em direção ao distrito de Taboquinhas há diversas quedas d'água como a cachoeira do Cleandro e Pancada Grande. A cachoeira da Usina forma uma piscina natural ideal para o banho. Para chegar à cachoeira do Noré, que tem uma queda de 15 metros, é preciso cruzar o Rio de Contas de canoa e seguir por uma trilha dentro de fazendas de cacau. O local é muito procurado por aventureiros que curtem o rappel.
Itacaré: Rafting (Foto: Nuno Borges/ Secretaria de Turismo de Itacaré)Rafting é uma das práticas esportivas que aquecem o turismo em Itacaré e região
(Foto: Nuno Borges/ Secretaria de Turismo de Itacaré)
Turismo de aventura
As diversas cachoeiras, além das corredeiras do Rio de Contas em Itacaré e região são atrativos para os turistas que buscam aventura. O rafting e o rappel são algumas das atividades mais procuradas. Diversas empresas locais oferecem os serviços cumprindo as normas de segurança, além de respeitarem as regras do ecoturismo.
Preparando a viagem
Quem deseja fazer uma viagem relaxante, apenas para apreciar as belezas de Itacaré, ou quem busca aventura, deve incluir na bagagem um tênis, roupas de banho e protetor solar. Também é importante planejar a viagem, relacionando os locais que deseja conhecer, estabelecendo roteiros diários.
A contratação de guias é indispensável para otimizar a viagem e garantir a segurança durante os passeios, que muitas vezes incluem trilhas com passagens por matas e rios. O contato com os profissionais pode ser feito com antecedência por meio de agências de viagem, no próprio hotel ou nas diversas empresas que oferecem serviços turísticos no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário