MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de março de 2012

Turistas buscam badalação e aventura em Pirenópolis, em Goiás


Festivais de música, literatura e gastronomia agitam a cidade.
Evento que mais atrai turistas é a encenação das Cavalhadas.

Gabriela Lima Do G1 GO

Pirenópolis, Goiás (Foto: Arquivo pessoal/Ernesto Petrillo)Rua do Rosário, mais conhecida como Rua do Lazer, atrai turistas de várias partes do país
(Foto: Ernesto Petrillo/Arquivo pessoal)
O casario colonial do século XVIII praticamente intacto, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), já daria motivos de sobra para visitar Pirenópolis, a 121 quilômetros de Goiânia. Mas o que leva milhares de turistas à cidade nos fins de semana e feriados são as atrações culturais e opções de esportes radicais.
Festivais de música, literatura, gastronomia e as tradicionais Cavalhadas - encenações da batalha entre mouros e cristãos - atraem gente de todo o Brasil e até de outros países. A região conta ainda com uma natureza exuberante, com dezenas de cachoeiras e trilhas em meio ao cerrado abertas à visitação.
Basta a noite cair para o ar bucólico e tradicional que paira durante o dia dar lugar ao moderno. Jovens lotam as ruas de pedra e bares em busca de badalação. A empresária Andrea Favaretti, 37 anos, mora em Goiânia, mas visita Pirenópolis sempre que pode. "Gosto da vida noturna e do ambiente aconchegante dos bares e restaurantes", diz. Tanto aconchego deu aos visitantes intimidade suficiente para dar à cidade o apelido de 'Piri', como é carinhosamente chamada pelos frequentadores mais assíduos.
Pirenópolis, Goiás (Foto: Arquivo pessoal/Ernesto Petrillo)Silvana (esq.) e Adriana (dir.) elogiam a arquitetura
(Foto: Arquivo pessoal/Ernesto Petrillo)
O lado histórico e a arquitetura da cidade atraíram a funcionária pública Silvana Toledo, 48 anos. Mas a mistura do moderno com o tradicional cativou a visitante, que já perdeu a conta de quantas vezes esteve lá. "As opções culturais que a cidade oferece são únicas. Vou entrar agora em uma igreja e assistir a um concerto de música clássica (da Orquestra de Câmara Goyazes)", conta.
Moradora de Goiânia, Silvana chamou uma amiga de Brasília para aproveitar o fim de semana na cidadezinha situada entre as duas capitais na época do festival Canto da Primavera, evento que reúne bandas e artistas nacionais e já faz parte do calendário musical de Goiás. A bancária Adriana Lemos Barbosa, 48 anos, topou o convite. Ela só tinha ido a Pirenópolis quando era criança. Retornando, agora adulta, disse que estava redescobrindo a cidade. A visitante se mostrou encantada com a possibilidade de fazer as coisas a pé, o que segundo ela é difícil em Brasília, e com o artesanato e comida locais.
Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, Goiás (Foto: Arquivo pessoal/Ernesto Petrillo)Igreja Nossa Senhora do Rosário
(Foto: Ernesto Petrillo/Arquivo Pessoal)
Sobre o que mais gostou no passeio, Adriana enumera: "Aqui você come bem a um preço acessível. É fácil encontrar música ao vivo de qualidade. Sem contar o apelo ecológico da região".
Reclamações
Mas a dupla de amigas não teceu apenas elogios. Adriana reclamou da conservação da cidade. "As ruas deveriam ser mais limpas. Por que eles não revitalizam a Praça do Coreto?", questiona. Na opinião de Adriana, os carros não combinam com o centro histórico da cidade. "O acesso deveria ser restrito no centro histórico, para evitar congestionamentos ou acidentes. Isso quebra um pouco a serenidade do lugar", argumentou depois de presenciar uma batida entre dois veículos.
Mas nem mesmo o movimento de carros tira o encanto de algumas ruas do centro histórico. Um exemplo é a Rua Direita, onde a impressão que se tem é de andar entre casinhas de boneca.
A Rua Direita fica à direita da Praça da igreja Nossa Senhora do Rosário, a Matriz da cidade.  Construída em 1727 por mineradores que se instalaram às margens do Rio das Almas em busca de ouro, ela é rica em pinturas e artes sacras e foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2002, um incêndio destruiu o telhado e a parte interna do edifício. As obras de restauração começaram logo após o incidente e duraram dois anos.
Esporte de aventura
Dezenas de cachoeiras rodeiam Pirenópolis e o Parque Estadual Serra dos Pireneus, onde está o pico com o mesmo nome considerado o mais alto da região, com 1.385 metros de altitude. A cidade atrai amantes dos esportes radicais e de aventura por contemplar opções como rappel, rafting, escalada, arvorismo e mountain bike.
Um dos locais mais indicados para o esporte de aventura é Santuário Ecológico Vagafogo, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural que mescla preservação da natureza, educação ambiental, beneficiamento de frutos do cerrado e esporte de aventura.

Cavalhadas
Considerada um dos berços culturais de Goiás, Pirenópolis é palco das tradicionais Cavalhadas, encenação da batalha entre mouros e cristãos ocorrida no ano 800, na Europa. Entre os meses de maio e junho, a cidade passa a viver em função da Festa do Divino Espírito Santo, que tem como ponto alto o espetáculo trazido por jesuítas portugueses em 1826 para catequizar escravos e índios.
Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás (Foto: Divulgação/Goiás Turismo)Cavaleiros mouros durante encenação das Cavalhadas (Foto: Divulgação/Goiás Turismo)
Divida em azul e vermelho, cores usadas para representar cristãos e mouros, a festa religiosa mobiliza a população local e encanta turistas do mundo todo. A cidade ganha um colorido especial com bandeirolas, flores e principalmente a figura do mascarado, pessoas vestidas com roupas extravagantes e máscaras com cara de bicho, geralmente onças e bois.
Única figura profana da festa religiosa, o mascarado com cabeça de boi se tornou um dos símbolos de Pirenópolis. Ele está em toda parte, como estátuas em praças, lembrancinhas nas lojas de artesanato ou  peças em museus. Levar uma miniatuara do boneco para casa é praticamente irresistível.
As cavalhadas começam no Domingo de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa. Este ano, a encenação será realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio. Quem quiser se programar, as principais pousadas da cidade vendem pacotes com camarotes na festa.

Turista que gosta de comodidade não deve deixar a reserva para a última hora, para não correr o risco de ficar sem lugar nas pousadas mais famosas.  Mas Pirenópolis também é rica em acomodoções alternativas, com imobiliárias especializadas no aluguel de casas para temporadas e campings espalhados pelos arredores da  cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário