MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de março de 2012

Transformador de usina pega fogo e provoca focos de incêndio, em SE


Focos de incêndio em turbina da Usina de Xingó já foram controlados.
Usina de Xingó está instalada no Rio São Francisco, em Canindé.

Fredson Navarro Do G1 SE
Focos de incêndio em turbina da Usina de Xingó (Foto: Silvinha Oliveira)Focos de incêndio em turbina da Usina de Xingó
(Foto: Silvinha Oliveira)
O transformador da Usina Hidrelétrica de Xingó pegou fogo por volta das 14h50 desta quarta-feira (29) e provocou focos de incêndio em uma das seis turbinas deixando os moradores do município de Canindé de São Francisco, localizado a 213 Km de Aracaju, assustados.

As chamas foram controladas pela equipe de combate ao incêndio da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco). A equipe de reportagem do G1 SE entrou em contato com a assessoria de comunicação para saber quais foram as causas do incêndio, mas não encontrou ninguém para falar sobre o assunto.

A secretária de Turismo do município, Silvia Oliveira, esteve no local e disse que as causas do incêndio ainda são desconhecidas. “Os técnicos da Chesf isolaram a área por medidas de seguranças, mas não revelaram como o fogo começou. As chamas já foram controladas, foi só um susto”, explica.
Transformador de usina pega fogo e provoca focos de incêndio (Foto: Silva Júnior)Transformador de usina pega fogo e provoca focos de incêndio (Foto: Silva Júnior)
Agentes do Corpo de Bombeiros do município de Itabaiana foram acionados para combater o incêndio, mas não conseguiram chegar a tempo e colaborar com a equipe da Chesf.
O incidente provocou apenas danos materiais, ninguém ficou ferido e a energia da região não foi interrompida.

Durante o carnaval deste ano, a Chesf abriu as comportas dos reservatórios de Itaparica Complexo Paulo Afonso e Xingó. Com isso, a vazão do Rio São Francisco passou de 1.800 para 3.000 metros cúbicos de água por segundo. A vazão inunda toda região Ribeirinha de Sergipe.
A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12Km do município de Piranhas, já na entrada do município de Canindé de São Francisco.

A Usina de Xingó está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 609.386 km2 , bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km2, com extensão de 3.200 km, desde sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, em Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE.

A usina geradora é composta por 6 unidades com 527.000 kW de potência nominal unitária, totalizando 3.162.000 kW de potência instalada, havendo previsão para mais quatro unidades idênticas numa segunda etapa. A energia gerada é transmitida por uma subestação elevadora com 18 transformadores monofásicos de 185 MVA cada um que elevam a tensão de 18 kV para 500 kV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário