MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de março de 2012

Temporada de verão movimenta R$ 1,96 bilhão no litoral do PR


Dados da Assindilitoral apontam que faturamento foi 22% maior que em 2011.
Cerca de 2,5 milhões de turistas procuraram as praias do estado.

Do G1 PR
Praia Paraná (Foto: Divulgação/ SECS)Praias estão mais vazias com o fim da temporada,
e hotéis oferecem descontos
(Foto: Divulgação/ SECS)
Os 2,5 milhões de turistas que passaram pelo litoral do Paraná na temporada de verão movimentaram cerca de R$ 1,6 bilhão na economia local, de acordo com a Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral (Assindilitoral). O número é 22% maior que o registrado no mesmo período de 2011.
Segundo os números apresentados pela Assindilitoral, neste sábado (3), apenas o feriado de Carnaval levou às praias paranaenses cerca de um milhão de pessoas. Isso fez com que o faturamento do feriado fosse 30% superior ao obtido no ano anterior.
Quanto ao perfil dos turistas, a Associação identificou que a maior parte era de pessoas das classes C, D e E. Para a Assindilitoral, esse perfil se deve ao fato de essas pessoas terem conseguido ascender socialmente nos últimos anos.
Os hotéis da região também tiveram motivos para comemorar, já que conseguiram manter uma média de 70% de ocupação, durante a temporada. A Associação também aponta que o comércio no litoral foi ampliado e, assim, pôde oferecer um número maior de opções aos turistas.
Hotéis do litoral registraram média de 70% de ocupação durante a temporada (Foto: Divulgação/SECS)Hotéis do litoral registraram média de 70% de ocupação durante a temporada (Foto: Divulgação/SECS)
A Assindilitoral diz que dentre os pontos positivos da temporada se pode destacar a maior procura dos paranaenses pelas praias do litoral do estado. Historicamente, muitos turistas que descem a serra em busca de descanso nas férias buscam o litoral de Santa Catarina. Além disso, fatores como a limpeza das ruas e das praias e no policiamento da região ajudaram a aumentar o interesse dos turistas pelas praias paranaenses.
Por outro lado, a Associação avalia que é preciso melhorar ainda em diversas outras áreas, como a falta de banheiros na orla marítima. Outro ponto que precisa ser reavaliado, conforme a Assindilitoral, é a condição das rodovias e do trânsito nas cidades, principalmente em Guaratuba. A Associação acredita que o aumento das tarifas de pedágio e do ferry boat foram negativas durante a temporada. Para resolver os problemas, a Assindilitoral sugere que sejam feitos investimentos maciços nas rodovias que levam ao litoral.
Preços mais baixos
Quem não teve tempo de aproveitar as praias do litoral paranaense durante a temporada terá uma vantagem ao descer a serra. Conforme a Assindilitoral, boa parte dos hotéis está oferecendo descontos nas diárias que chegam a 50%. Além disso, com um movimento cerca de 80% menor, o descanso é garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário