MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de março de 2012

Seca prejudica produtividade das lavouras de amendoim de SP


Agricultores apostaram em uma área maior de plantio.
Estiagem em dezembro e janeiro prejudicou a formação do grão.

Do Globo Rural

É época da colheita do amendoim em São Paulo. Os agricultores apostaram em uma área maior de plantio, mas a seca dos últimos meses afetou a produtividade das lavouras.
O agricultor Carlos Alberto Mantovani plantou 400 hectares de amendoim em Tupã, mas a colheita não será tão boa quanto o esperado. “Com certeza, a produtividade será menor. Eu calculo em torno de 12% a 15%”, avalia.
Assim como outros produtores do centro-oeste paulista, o agricultor Edson Schiavon, que apostou na lavoura, aumentou a área plantada em 20% em comparação à safra passada. “Com a perda que tivemos na estiagem, acreditamos em uma igualdade de safra do ano passado”, diz.
Os produtores esperavam que esta colheita fosse a maior dos últimos cinco anos. Mas o período de seca que atingiu a região nos meses de dezembro e janeiro prejudicou a formação do grão.
“A falta de água no solo prejudicou principalmente o desenvolvimento do amendoim. Sem água não carrega os nutrientes e ele não tem condição de ter seu pleno desenvolvimento”, explica o agrônomo Maurício Daneluti.
O prejuízo dos produtores paulistas só não deve ser maior porque há a expectativa de que a saca de 25 quilos seja comercializada a R$ 30, valor que corresponde a R$ 5 a mais em relação ao valor do produto na safra passada.
“O mercado europeu dá preferência ao amendoim com qualidade. Então, esperamos que a exportação cresça e os preços também se mantenham firmes”, diz Romildo Contelli, presidente da Cooperativa Alta Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário