MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de março de 2012

Programa do governo do RJ pretende despoluir 6 praias da capital até 2014


Ipanema deve ficar limpa até dezembro de 2012; Leblon só daqui a dois anos.
Investimento de R$ 150 mi também vai para Leme, São Conrado, Urca e Bica.

Do G1 RJ

O governo estadual, em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, anunciou um novo programa, chamado “Sena Limpa”, para despoluir seis praias da cidade até 2014. De acordo com o Instituto Estadual de Ambiente (Inea), serão investidos R$ 150 milhões na limpeza das praias de Ipanema, Leblon, São Conrado, Leme e Urca, na Zona Sul, e praia da Bica, na Ilha do Governador.
A primeira praia a ser despoluída deve ser Ipanema, com previsão de estar limpa em dezembro de 2012. A última da lista é a praia vizinha, a do Leblon, que deve ficar aconselhável para banho em dezembro de 2014. De acordo com o Inea, a espera será maior porque a praia recebe parte dos esgotos das comunidades da Rocinha, em São Conrado, e do Parque da Cidade, na Gávea. As outras estimativas de despoluição são: Leme, até junho de 2013; Urca, até outubro de 2013; Bica, até novembro de 2013; e São Conrado, até dezembro de 2013.
Mirante do Leblon (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)Praia do Leblon será despoluída até 2014, segundo Inea (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)
“Em Ipanema, até dezembro, vamos tirar mais de 90% de toda poluição que chega ao Canal do Jardim de Alah, sobretudo a que vem da comunidade Cruzada São Sebastião (Leblon) e, por outro lado, a que vem, através de um coletor, com águas contaminadas do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho”, afirmou, em nota, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.
As seis praias escolhidas pelo programa ficaram impróprias para banho em grande parte de 2011, de acordo com o Inea. A presidente do Instituto, Marilene Ramos, afirmou em nota que a praia da Urca ficou imprópria durante 95% do ano, assim com a praia da Bica. A praia do Pepino, em São Conrado, ficou 90% de 2011 imprópria para banho; enquanto as do Leblon e do Arpoador, 50%; a de Ipanema, 40%; e a do Leme, 35%.
“Dentre as intervenções que serão realizadas para a recuperação das praias, se incluem: a implantação de um cinturão para coleta de esgoto junto às saídas do Canal do Jardim de Alah, que recebem esgoto, por exemplo, da comunidade Cruzada de São Sebastião. Também será feito um reforço no sistema de bombeamento que leva o esgoto para o emissário de Ipanema”, afirmou o Inea, em nota.
O programa é uma ação conjunta da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Cedae, a Rio Águas e a Comlurb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário