MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de março de 2012

Produtores de ovelhas se unem em São João da Boa Vista, SP


Encontro reuniu 25 criadores que somam 3,5 mil cabeças de ovinos.
Especialistas mostraram a vantagem em relação às outras criações.

Do G1 São Carlos e região
Na região de São João da Boa Vista (SP), 25 criadores de ovinos somam 3,5 mil cabeças. A troca de informação entre eles ainda é pequena. Por isso, eles se uniram para tentar aumentar a produção de cordeiro, a carne mais nobre da ovinocultura.

“O motivo da reunião é unir os produtores, que estão bastante dispersos. Queremos formar uma associação para se trabalhar na cadeia de ovinos desde a porteira até a comercialização”, diz João Batista Santo Vivarelli, representante da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) do Estado de São Paulo.

O encontro reuniu 60 interessados. Especialista mostraram a vantagem do manejo em relação às criações de porcos e aves. “A ovinocultura é uma atividade que depende apenas de pastagem por se tratar de um ruminante. Enquanto a suinocultura e a avicultura dependem de ração”, observa Eduardo Antônio da Cunha, especialista em ovinocultura.

O trabalho também favorece a mão de obra familiar. “A média da propriedade rural no Estado de São Paulo é de 62 hectares, que são pequenas e podem ser diversificadas para aumentar a fonte de renda familiar”, destaca a zootecnista Melissa da Fonseca Oliveira. “A agricultura precisa ser tratada como um negócio qualquer e os investimentos precisam ser feitos”, afirma o produtor rural Luiz Otávio Rodrigues Filho.

Isaias Valin tem 250 ovelhas e quer expandir o negócio em 300% até 2013. O primeiro passo é conseguir abastecer o mercado em São João da Boa Vista. Depois, quer atender restaurantes em São Paulo. O lucro não virá só da carne, já que da ovelha se aproveita tudo. “Só vamos perder o berro”, brinca.

Ele aposta que o consumo deve crescer em dois anos. A Copa do Mundo no Brasil deve trazer consumidores exigentes. “Estamos apostando na alta gastronomia, porque teremos gente de todo o mundo no país. E o povo está ávido por carne de boa qualidade, principalmente o cordeiro”, analisa Valin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário