MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de março de 2012

Pesquisa incentiva novos negócios a partir de resíduos madeireiros, no AM


Estudo diz que cerca de 70% dos resíduos são subutilizados.
Melhor aproveitamento pode ajudar também setor fármaco.

Do G1 AM

Serragem será usada como combustível de miniusina (Foto: Divulgação/Celpa)Pesquisa diz que 70% dos resíduos são
subutilizados por falta de conhecimento
(Foto: Divulgação/Celpa)
A observação de descarte de resíduos madeireiros realizados por indústrias do setor no contexto urbano de Manaus levou ao desenvolvimento do ‘Estudo tecnológico, químico e biológico para subsídios no aproveitamento de resíduos madeireiros’. A pesquisa está sendo desenvolvida por meio do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Estado do Amazonas (Fapeam) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A doutora em Química e coordenadora do estudo, Maria do Paz Lima, explicou que o foco principal é a análise do potencial químico, biológico e farmacológico da serragem gerada pelo processamento da madeira em serrarias, por meio de experimentos realizados no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Segundo ela, a destinação desses resíduos a partir de pedaços de madeiras, pode ser viável no contexto da tecnologia social, como por exemplo, na fabricação de pequenos objetos de madeira. "Em algumas espécies da Amazônia essas propriedades ainda não foram estudadas. Considerando essa particularidade, o grande interesse da pesquisa está concentrado nas macro moléculas como as ligmínias e celuloses, que vão gerar informações importantes para o aproveitamento desses resíduos", destacou.
De acordo com o estudo, o desperdício de madeira é considerado um gargalo no segmento madeireiro, chegando a 70% a quantidade de resíduos subutilizados por falta de conhecimento sobre o seu aproveitamento. Para a pesquisadora, este é o momento de pesquisar o metabolismo secundário de moléculas menores que também podem ter propriedades farmacológicas importantes.
Impacto ambiental
A pesquisadora afirmou que o aproveitamento das sobras de madeira, se bem explorado, vai amenizar o impacto ambiental, especialmente na Amazônia, onde esse material hoje é subutilizado.
Lima apontou que a produção de pequenos objetos a partir de resíduos (sobras de madeira) é uma forma socioeconômica de agregar valor a esses rejeitos, além de amenizar o desperdício e descarte em locais inadequados. Por outro lado, apesar da ocorrência de muitas espécies madeireiras certificadas no Amazonas existem poucos ou nenhum estudo químico/biológico sobre os seus metabólitos secundários.
Resultados
Dentre os resultados apresentados durante os dois anos de vigência do estudo, a pesquisadora citou o trabalho do mestrando Mauro Galúcio Garcia, que avaliou os resíduos de Cumaru (Dipteryx odorata, Fabaceae), e identificou, por Ressonância Magnética Nucelar, substâncias pertencentes à classe do flavonoides, cujo potencial químico apresenta propriedades antioxidantes e antitumorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário