MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de março de 2012

Pequenas empresas lideram geração de vagas formais em 2012 no RS


De cada 10 contratados em janeiro, oito foram para microempresas.
Setor de serviços foi o que mais contratou no primeiro mês do ano.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

Micro e pequenas empresas foram responsáveis pela maior geração de empregos formais no início do ano no Rio Grande do Sul. De cada 10 funcionários contratados em janeiro deste ano, oito foram para empreendimentos pequenos.
Foram abertas 13.110 vagas no mercado formal no primeiro mês do ano no estado. Do total, 81,8% foram nas micro e pequenas empresas, a maior parte nas que têm até quatro funcionários. O setor de serviços, como estéticas, restaurantes e agências de turismo, foi o que mais contratou.
Para o diretor do Sebrae-RS, esse aumento de contratações com carteira assinada nas empresas menores é uma tendência que tem se repetido nos últimos anos. Só no ano passado, 120 mil trabalhadores informais regularizaram a situação e passaram a ser empreendedores.
“Esse empreendedor individual passa a ter todas as vantagens da Previdência, pode emitir nota fiscal, enfim... Ele é formal e com uma vantagem tributária enorme”, diz o diretor técnico do Sebrae, Marco Antônio Kappel Ribeiro.
Há vagas também nas pequenas empresas que precisam de mão de obra qualificada. A empresa de sistemas robóticos Instor, de Porto Alegre, é uma das que deve aumentar o quadro de pessoal neste ano. “A gente chegou a ter um pico de 11 funcionários e hoje somos oito, com perspectiva de aumentar agora nos próximos meses”, diz o diretor Giovani Geremia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário