MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de março de 2012

Nutricionista apresenta leite vegetal e ensina a preparar alimento


Karin Honorato recomenda produção com sementes, grãos e cereais.
Bebida é alternativa para quem tem intolerância a lactose.

Do G1 MG
2 comentários
  A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado sobre leites vegetais, produzidos em casa com castanhas, sementes e cereais. Ela vai mostrar como preparar esse alimento, que é indicado para quem tem alergia ou intolerância a leite de origem animal, e também para quem busca um alimento nutritivo e saboroso.
Karin sugere alguns ingredientes que podem ser usados no preparo: semente de girassol, semente de abobora, semente de linhaça, arroz integral, gergelim, aveia em flocos, castanha do Pará, nozes entre outros.
Ela ainda destaca características nutricionais desses produtos. A castanha do Pará é rica em selênio, que é bom para a saúde da tireóide; a semente de girassol contém vitaminas do complexo B, principalmente a B6, que tanquiliza, é boa para TPM e acalma os nervos; a semente de abóbora é rica em ferro, cálcio e vitaminas do complexo B; a aveia possui a beta glucana, substância que inibe a absorção do colesterol e boa para a pele; as nozes são importantes para o sistema nervoso central.
A produção do leite vegetal é simples e basicamente igual independendo do ingrediente escolhido. A usa a as nozes para mostrar como fazer.
Ingredientes
- 1 copo de nozes descascadas e lavadas
- 2 copos de água filtrada
O leite pode ser feito em maior quantidade, sempre usando o dobro de água da quantidade do grão.
Preparo
Deixar as nozes de molho em água filtrada durante uma noite. No dia seguinte, a água do molho deve ser descartada.
Bata no liquidificador as nozes com os dois copos de água. Use uma peneira bem fina ou um pano para coar o líquido. A mistura deve ser coada de três a quatro vezes. Depois é só guardar na geladeira.
O leite vegetal pode ser consumido puro ou em preparos como vitaminas de frutas. A nutricionista destaca que os leites vegetais não podem ser fervidos, apenas levemente aquecidos.
Os resíduos de grãos que sobram após a coagem podem ser usados em tortas, pães, bolos, mingau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário