MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de março de 2012

Menina internada há dois anos em hospital do AM recebe marca-passo


Amanda Souza é segunda criança brasileira a ter o marca-passo instalado.
Ela deixará a UTI do 'Joãozinho', após dois anos internada.

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM

Amanda está internada no PS 'Joãozinho' há dois anos. Com o marca-passo, poderá voltar para casa (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Amanda está internada no PS 'Joãozinho' há dois anos. Com o marca-passo, poderá voltar para casa (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
A adolescente Amanda Souza, de 12 anos, internada desde fevereiro de 2010 na UTI do Pronto-Socorro Infantil João Lúcio, em Manaus, foi submetida neste sábado (3) a uma cirurgia de implantação de um marca-passo diafragmático. O equipamento médico irá ajudá-la a respirar sem a ajuda de aparelhos e deixar o hospital, após dois anos de internação.

Amanda está tetraplégica por causa de um ferimento à bala, que causou danos graves à medula e comprometeu o funcionamento do nervo que estimula o diafragma.

A cirurgia, considerada bem sucedida, foi feita pelo médico Rodrigo Sardenberg, o mesmo que operou este ano o mineiro Pedro Arthur Diniz, de 8 anos, que ficou tetraplégico e perdeu a capacidade de respirar sozinho por causa de uma meningite. Com isso, Amanda é a segunda criança brasileira a ter um marca-passo instalado no diafragma.

"Ela estava otimista muito antes da cirurgia. Depois do procedimento, ela acordou ansiosa, querendo saber se tudo deu certo. E tudo correu bem, não houve reações do corpo com a instalação do equipamento", disse a médica pediatra do Pronto-Socorro João Lúcio, Daisy Araújo, responsável pelo tratamento de Amanda. Segundo ela, o equipamento será ativado após a cicatrização da cirurgia, o que deve ocorrer em cerca de duas semanas.

Assim que o marca-passo estiver funcionando, Amanda será submetida a um tratamento para adaptação. "Acredito que levará seis meses para ela respirar com autonomia", explicou. O marca-passo diafragmático dará vida nova à Amanda, destacou a médica, pois ela terá condições de deixar a UTI do pronto-socorro e não correrá mais riscos de infecções comuns ao uso contínuo de equipamentos.
"Ela terá de volta o direito de ir e vir e seguir com o tratamento em casa, assim que estiver adaptada a ela. Todos os profissionais envolvidos com o caso estão felizes com esse progresso", afirmou Daisy. De acordo com ela, o cirurgião Rodrigo Sardemberg irá voltar a Manaus nos próximos dias para ativar o marca-passo no corpo de Amanda.

CrimeAmanda tinha 10 anos quando foi baleada em um mercadinho no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, durante um assalto. O crime ocorreu em fevereiro de 2010. O tiro foi disparado por um adolescente de 14 anos, que alegou ter sido um acidente. A bala perfurou o rosto da menina e desceu para a coluna cervical da vítima, causando um dano irreversível, perdendo os movimentos das pernas, braços e pescoço.

Um comentário:

  1. O marcapasso diafrágmatico está a venda na www.micromedical.com.br (11) 3297-0352.

    ResponderExcluir