MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de março de 2012

Maior biblioteca da América Latina sobre cavernas reabre em Campinas


Biblioteca Guy-Christian Collet possui documentos de 6 mil sobre o tema.
Lagoa do Taquaral irá receber réplica de caverna.

Do G1 Campinas e Região
O maior centro de estudos da América Latina sobre cavernas, a Biblioteca Guy- Christian Collet, foi reinaugurada neste sábado (24) no Parque Taquaral, em Campinas (SP). Sede da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), a biblioteca também foi palco da premiação e exposição de fotos do concurso fotográfico de cavernas do Brasil 2011.
"Tem que ser incluída como algo importante do nosso país", afirma o fundador  da SBE, Peter Slavec, sobre a preservação das grutas.
O acervo de 6 mil cavernas documentadas na biblioteca pode aproximar o assunto com o público. No local, 10 mil revistas, 1,5 mil livros e 1 mil mapas estão disponíveis para os interessados.
As publicações estão sendo catalogadas em um banco de dados próprio para bibliotecas e as referências ficarão disponíveis para consulta de interessados no site da Sociedade Brasileira de Espeleologia.

A biblioteca está instalada na entrada da concha acústica, na Lagoa do Taquaral, e funciona das 9h às 17h. O acervo pode ser consultado no site www.cavernas.org.br.

Caverna artificial
Um projeto pretende construir na Lagoa do Taquaral a primeira réplica de caverna. "É uma questão de Campinas ter a primeira de caverna desse tipo na América Latina", afirma o espeleólogo José Scaliante. A previsão é de que a obra seja concluída em três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário